Welwitschias vencem Eswatini mas não conseguem passar de fase

Welwitschias vencem Eswatini mas não conseguem passar de fase

- EmCOSAFA, Futebol
0

A selecção nacional sénior feminina de futebol venceu hoje a selecção de Eswatini por 4-3, na última jornada da fase de grupos da Taça COSAFA.

Depois de estar a perder por 3-1, as Welwitschias conseguiram dar a volta ao resultado e garantir uma vitória que à princípio parecia vital para a continuidade no torneio mas que depois veio se revelar inútil. Tenanile Ngcamphalala colocou Eswatini à frente logo aos 4 minutos de jogo, mas Beatriz Augusto empatou 20 minutos depois. Os golos de Celiwe Nkambule  (31′) e um segundo de Ngcamphalala (37′) ampliaram a vantagem de Eswatini para 3-1, mas a partir de então, o jogo passou a pertencer à selecção nacional. Ana Afonso reduziu para 3-2 ao cair da primeira parte, e um bis de Cristina Makua, incluindo um golo no último minuto do jogo, garantiu os três pontos para as Welwitschias.

Com esta vitória, Angola somaria 4 pontos e terminaria a fase de grupos como o melhor segundo colocado mas a organização acabou por considerar que esta posição pertencia à Zâmbia.

Segundo as regras do torneio (artigo 10.6), que mais tarde foram esclarecidas, “para o Grupo A, que tem 4 equipas, os resultados da equipa que terminar na quarta posição serão descartados, e a determinação das posições será feita novamente, considerando apenas os resultados dos jogos entre as três equipas restantes”. Em outras palavras, como União de Comores terminou na última posição, os seus jogos foram todos descartados, fazendo com que Angola tivesse um registo de uma derrota (contra a África do Sul) e uma vitória (contra Eswatini). Assim sendo, Angola e Zâmbia terminaram a fase de grupos com 3 pontos cada uma mas a Zâmbia acabou ficando com a vaga pois tem vantagem na diferença de golos (+7 vs -1), o primeiro critério de desempate da competição.

Nas meias finais, a África do Sul, campeã em título, irá enfrentar o Malawi, na quinta-feira, enquanto que o Botswana terá pela frente a Zâmbia. A final será disputada no sábado, dia 14 de Novembro.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.