Terminou ontem a 4ª volta do campeonato nacional de basquetebol “Unitel Basket”, com 8 jogos divididos em duas jornadas. Na sexta-feira tivemos o clássico nacional, entre o Petro Atlético e o Primeiro de Agosto, com vitória dos Tricolores por 90-87. O Pavilhão Anexo da Cidadela eteve cheio, com cerca de 3 mil pessoas, muito devido a segunda estreia de Carlos Morais ao serviço do Petro, 6 anos depois. Ao contrário de outros clássicos, a organização foi obrigada a abrir todos os portões de acesso ao recinto por causa da elevada presença de adeptos. De ressaltar também que o jogo ficou marcado com a presença de várias individualidades do país, como o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, a Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto bem como o Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida.
No Sábado, o D’Agosto redimiu-se do desaire diante do rival e venceu o ASA por 90-65. Em entrevista de imprensa, o treinador principal dos Militares admitiu que a derrota na primeira jornada deveu-se ao desfalque de alguns jogadores no plantel como Jone Pedro que rumou para Portugal onde vai representar o Galitos. Paulo Macedo disse ainda que a sua equipa vai lutar para manter a liderança do campeonato, apesar de no dia anterior ter sofrido a sua terceira derrota no campeonato.
Na equipa do Catetão, Lazare Adingono elogiou a atitude da equipa principalmente no duelo com o ‘Pri’, onde mostrou determinação e vontade de vencer:
“Apesar de vencer a partida ainda temos muito trabalho pela frente, uma vez que queremos chegar à liderança do campeonato e terminar a 4ª volta na primeira posição. Por isto tem de haver muita atitude em campo“
Eis os resultados:
Resultado completo da 2ª jornada (Sábado):
Lusíadas 71-108 Petro de Luanda
Desportivo Kwanza 80-81 Helmarc
Marinha 81-79 Interclube
1º de Agosto 90-65 ASA
Jornada completa da 1ª jornada (Sexta-Feira):
Petro 90-87 1º de Agosto
Vila 101-78 Desportivo Kwanza
Helmarc 100-98 Marinha de Guerra
Interclube 96–90 Universidade Lusíada
Eis a classificação:
1. 1º de Agosto: 47 Pontos
2. Petro: 46 Pontos
3. InterClube: 40 Pontos
4. ASA: 38 Pontos
5. Marinha: 38 Pontos
6. Lusíadas: 35 Pontos
7. Vila: 33 Pontos
8. Helmarc: 30 Pontos
9. Desportivo Kwanza: 25 Pontos