Sorteio coloca Botswana no caminho de Angola para o CAN Feminino e Mundial Sub-20 Feminino

Sorteio coloca Botswana no caminho de Angola para o CAN Feminino e Mundial Sub-20 Feminino

- EmCAF, Futebol
0

A sede da CAF na cidade do Cairo, Egipto, acolheu hoje os sorteios para três competições femininas de futebol, nomeadamente, a qualificação ao Campeonato Africano das Nações Feminino 2022, a qualificação ao Campeonato do Mundo Feminino Sub-20 2022 da FIFA, e a qualificação ao Campeonato do Mundo Feminino Sub-17 2022 da FIFA.

Campeonato Africano das Nações Feminino 2022

A 12ª edição do CAN Feminino 2022 será disputado em Marrocos, em datas que se enquadram no calendário de jogos internacionais Femininos da FIFA, ou seja, em Julho-Agosto ou Outubro-Novembro de 2022.

Ela servirá também para encontrar as representantes africanas para o Campeonato do Mundo Feminino da FIFA em 2023, na Austrália e Nova Zelândia. Devido à expansão do formato do Mundial Feminino da FIFA de 24 para 32 equipas, África terá agora quatro representantes em vez de três, na fase final do torneio. Isso quer dizer que as equipas que chegarem à meia-final do CAN terá acesso directo ao campeonato do mundo de futebol.

44 equipas participarão nas eliminatórias, desta que será a primeira edição com 12 selecções. Marrocos é a única selecção com o lugar já garantido por ser o anfitrião.

Angola terá pela frente o Botswana na primeira fase de qualificação, quem passar terá pela frente o vencedor da eliminatória entre Zimbábue e Eswatini. A primeira mão será disputada no dia 7 de Junho e a segunda mão será no dia 15 de Junho do corrente ano. A segunda fase será disputada nos dias 18 e 29 de Outubro de 2021.

 

Qualificação ao Campeonato do Mundo Feminino Sub-20 2022

A 10ª edição do campeonato do mundo feminino sub-20 será disputado na Costa Rica, país que deveria receber a competição em 2020 antes de ter sido cancelado devido à pandemia da COVID-19. Será a segunda vez que a Costa Rica organizará um torneio da FIFA após o Campeonato Mundial Feminino Sub-17 da FIFA de 2014.

A CAF terá duas representantes para a fase final do torneio, no entanto, um total de 40 equipas decidiram participar nos playoffs, um novo recorde. A fase de qualificação terá lugar em cinco (5) rondas organizadas em jogos em casa e fora.

Coincidentemente, tal como na qualificação para o CAN feminino, Angola enfrentará o Botswana na segunda ronda das eliminatórias. A primeira mão será jogada entre os dias 23 e 25 de Setembro e a segunda mão será entre os dias 7 e 9 de Outubro.

Qualificação ao Campeonato do Mundo Feminino Sub-17 2022

O campeonato do mundo feminino Sub-17 será disputado na Índia, em 2022. A CAF tem direito a três vagas, que começarão a ser disputadas no dia 13 de Janeiro de 2022. Angola não disputará o apuramento para esta competição, apenas 29 selecções farão parte desta qualificação.

A primeira ronda será disputada pelas 10 selecções com o pior ranking. As 5 selecções que se qualificarem, juntar-se-ão às restantes 19 na segunda ronda da qualificação. Ao todo serão jogadas 4 rondas.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.