Senegal acolhe a 17ª edição do Basquetebol Sem Fronteiras África

Senegal acolhe a 17ª edição do Basquetebol Sem Fronteiras África

- EmBasquetebol
0

A National Basketball Association (NBA), a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e a Federação Senegalesa de Basquetebol anunciaram ontem que o programa Basquetebol Sem Fronteiras (BWB) África 2019 será realizado entre os dias 28 e 31 de Julho no Senegal. A 17ª edição do BWB África será realizada na NBA Academy Africa em Saly e no Dakar Arena em Dakar.

O BWB África 2019 reunirá os melhores jogadores masculinos e femininos com menos de 17 anos de idade de toda a África para aprender directamente com os actuais e antigos jogadores, treinadores e lendas da NBA e da FIBA e para competir contra os melhores jovens jogadores do continente.

“Trazer a 17ª edição do Basquetebol Sem Fronteiras África para o Senegal fala do nosso compromisso de expandir nossa presença em todo o continente”, disse o director administrativo da NBA África e presidente da Liga Africana de Basquetebol, Amadou Gallo Fall. “Com o desenvolvimento do basquetebol de base a permanecer no centro da nossa estratégia para fazer crescer o desporto em toda a África, o BWB continua a ser a nossa principal iniciativa de desenvolvimento e alcance comunitário, onde os jovens mais talentosos de África têm a oportunidade de se desenvolverem como jogadores e aprenderem importantes competências para a vida que levarão consigo para o resto das suas vidas”, disse Amadou Gallo Fall.

“A FIBA e a NBA se uniram por vários anos para organizar actividades para impulsionar o desenvolvimento do basquetebol juvenil em África. Essas iniciativas são muito importantes para o continente”, disse o Diretor Executivo da FIBA África, Alphonse Bilé. “Espero que alguns dos participantes neste acampamento da BWB possam um dia jogar na nova Liga Africana de Basquetebol criada em conjunto e beneficiar desta fantástica oportunidade de mostrar os seus talentos nesta liga continental”.

O BWB África já foi realizada na África do Sul (2003-2009; 2011-2015; 2017-2018), Senegal (2010) e Angola (2016). Mais de 1.100 jogadores de mais de 30 países africanos participaram do desenvolvimento global de basquetebol e do programa de extensão comunitária da NBA e da FIBA, com 10 ex-campeões da BWB África inscritos na NBA, incluindo o campeão da NBA em 2019, Pascal Siakam (Toronto Raptors; Camarões; BWB África 2012), duas vezes Joel Embiid (Philadelphia 76ers; Camarões; BWB África 2011), Luc Mbah a Moute (ex-LA Clippers; Camarões, BWB África 2003) e Gorgui Dieng (Minnesota Timberwolves; Senegal; BWB África 2009).

A NIKE, um parceiro do BWB desde 2002, irá equipar os jogadores e treinadores com vestuário e calçado da marca.

A NBA e a FIBA organizaram 59 acampamentos do BWB em 38 cidades de 30 países nos seis continentes. O BWB já recebeu mais de 3.500 participantes de 129 países e territórios. 68 antigos participantes do BWB já passaram pelo draft para a NBA ou foram assinados como agentes livres.

Em fevereiro, a NBA e a FIBA anunciaram o plano de lançar a Liga Africana de Basquetebol, uma nova liga profissional com 12 equipas de toda a África e está programada para arrancar no próximo ano.

Este ano, a NBA planeia atingir mais de 2,5 milhões de crianças de ambos os sexos de 16 anos ou menos através de programas da NBA Jr. em 21 países africanos. Desde que a NBA Academy Africa abriu em maio de 2017, 25 candidatos de elite do sexo masculino com idades entre 14 e 20 anos receberam bolsas de estudo e formação após programas de prospecção conduzidos em parceria com as federações locais em todo o continente. Quatro graduados da NBA Academy Africa passaram comprometeram-se com escolas da Divisão 1 da NCAA.

Fonte: FIBA

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.