Selecção sénior feminina de futebol disputa Taça COSAFA na África do Sul

Selecção sénior feminina de futebol disputa Taça COSAFA na África do Sul

- EmDestaque, Futebol
0
@Desporto É Vida

Realizou-se hoje o sorteio para a Taça COSAFA de Futebol Feminino de 2020 que será disputada no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, de 3 a 14 de Novembro, com um alinhamento interessante de jogos para o regresso ao futebol internacional feminino em África.

Angola está inserida no grupo A, juntamente com a África do Sul, Eswatini e Comores. Veja o sorteio completo:

A selecção nacional sénior feminina iniciará a sua caminhada no dia 3 de Novembro, às 15h30, diante da África do Sul, anfitriã e campeã em título. No dia 6 de Novembro, às 12h30 terá pela frente o Comores e no dia 9 de Novembro fará o último jogo da fase de grupos frente ao Eswatini, quando forem 15h30.

Para esta operação, integraram a pré-selecção nacional 44 atletas, sob comando técnico do antigo internacional do 1º de Agosto, Maninho Loidy, coadjuvado por Verónica Miguel (Veró) e Lurdes Lutonda, a preparação iniciou no dia 7, no campo Nicola Berardinelli.

No entanto, o Departamento Médico das Selecções Nacionais da Federação Angolana de Futebol, levou a conhecimento público, que após rastreio a Covid-19, oito atletas e o treinador principal testaram positivo e deste modo, foram dispensados dos trabalhos da equipa nacional. Importa referir que os mesmos estão sem sintomas e cumprirão isolamento, enquanto as restantes jogadoras estão a disposição da equipa técnica.

Esta será a quarta vez que Angola se fará presente neste torneio. A sua primeira participação foi em 2006, quando perderam para o Zimbabué na primeira ronda, num jogo de duas mãos. Inicialmente era um grupo de três equipas, mas com a desistência de Moçambique, Angola e Zimbabué tiveram de jogar um contra o outro, onde a selecção nacional perdeu por 3-1 e 1-0.

Angola voltou a participar em 2011, desta vez como anfitriões, e conseguiu chegar à final contra a África do Sul, onde perdeu por 3-1.

Depois de um período ausente, a selecção nacional sénior feminina voltou a participar em 2019, mas encontrou dificuldades, vencendo apenas um dos seus três jogos do grupo. Abriram o torneio com uma derrota de 4-1 para o Zimbabué, seguida de uma derrota de 4-0 para Eswatini e venceram o último jogo contra Moçambique por 3-1. 

O Taça COSAFA Sub-17 Feminino também será disputado simultaneamente, de 5 a 13 de Novembro, e conta com cinco equipas num único grupo que será disputado em modo todos contra todos.

As cinco equipas são a África do Sul (anfitriã), Comores, Tanzânia, a actual campeã Zâmbia e Zimbabué. A Namíbia anunciou ontem a sua desistência do torneio devido a falta de preparação provocada pelas restrições causadas pelo Covid-19.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.