A selecção masculina sub-16 de basquetebol começou ontem a sua campanha no Campeonato Africano da modalidade, a decorrer em Cabo Verde. Infelizmente, os comandados de Walter Costa começaram com uma derrota diante do Egipto, por 86-61.
Com um início pouco fugaz da selecção nacional, em pleno Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, os egípcios tentaram se desvendar logo no 1° quarto, com Moamen Abouzeid a liderar a equipa à vantagem de 19-15, no final do mesmo período. No quarto seguinte, Fábio António e Joshua Teixeira conduziram a equipa nacional para uma reviravolta e chegaram ao intervalo a vencer por 34-36 (parcial de 21-15).
⏳ Resultado Final | Afrobasket 2019 – Sub 16
🇪🇬 Egipto 86 – 61 Angola 🇦🇴 #FIBAU16Africa
— Pró Desporto (@ProDesporto) July 7, 2019
No 3° quarto, a selecção nacional voltou muito apática para o jogo, permitindo que Abdullah Ahmed e seus companheiros tomassem conta do jogo e vencerem o quarto por uma diferença de 20 pontos, 62-42. No último quarto, os comandados de Walter Costa nada fizeram para tentarem conseguir uma vitória, anotando apenas 9 pontos contra 24 do adversário. Desta forma, Angola sucumbiu perante os egípcios logo no primeiro jogo.
Estatisticamente, destacamos os 12 pontos e 6 ressaltos de Aloísio Andrade e os também 6 ressaltos de Joshua Teixeira. Na equipa vencedora, Moamen Abouzeid terminou com 23 pontos e 4 ressaltos, enquanto que o seu colega Abdullah Ahmed fez 19 pontos e uns inacreditáveis 22 ressaltos.
Com essa performance pouco abonatória da selecção nacional, a equipa está no último lugar do grupo, com um ponto. Além do Egipto, as outras equipas do grupo de Angola são a anfitriã Cabo Verde, Nigéria e Argélia.
O segundo jogo de Angola será na tarde de hoje, às 15:00 GMT-1, diante da Argélia.