A selecção nacional feminina sub-16 de basquetebol defronta hoje, às 19h00, a selecção do Egipto, no Palácio dos Desportos de Kigali, para as meia-finais do Afrobasket, que decorre no Ruanda.
Em declarações ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, Rádio Cinco, o treinador principal da selecção angolana, Fernando Sapalo, explicou que o apuramento directo para a meia-final deveu-se ao facto do Grupo B ter sido integrado por apenas três selecções.
“Este apuramento directo implica ficarmos dois dias sem competir, e vejo isso como uma desvantagem. Vamos jogar com o Egipto, uma equipa muito difícil, que defende bem, além de fazer uma pressão muito alta. Vamos fazer um treino voltado para a defesa zona e contra-ataque”, disse o técnico.
Encarar a partida contra o conjunto de Magreb como uma final é o objectivo, segundo o seleccionador nacional.
MAIS: Angola nas meias finais do Afrobasket sub-16 feminino com show de Sara Caetano
Na primeira fase, a selecção nacional esteve inserida no Grupo A ao lado da selecção anfitriã (Ruanda), Moçambique e Tanzânia e foi, de acordo com Sapalo, marcada por grandes dificuldades. Mas fruto da entrega das jogadoras a equipa terminou a fase preliminar invicta. A primeira vitória foi diante de Moçambique, por 76-54, depois seguiram-se os triunfos (68-49 e 71-48) frente ao Ruanda e Tanzânia.
A base angolana Sara Caetano surge como a melhor cestinha da prova, com 90 pontos, tendo médias de 30,0 pontos por jogo.