A seleção nacional feminina sub-16 de basquetebol perdeu ontem o jogo das meias-finais, diante do Egipto, por 50-71. Dessa forma, a equipa comandada por Fernando Sapalo vai disputar hoje o 3º lugar, diante de Moçambique, às 15:00 de Angola.
Semis Results
FT: Angola 🇦🇴 50-7 1 Egypt 🇪🇬
Egypt to final of #FIBAU16Africa women's championship in #Kigali @EBBFED @AngolanBasket @FIBA @UsherKomugisha #basketballwives #basketball pic.twitter.com/tXrB5zMXqS
— KARUGENGE (@KarugengeRadu) August 2, 2019
Com a partida a ser jogada no Amahoro National Indoor Stadium, em Kigali (Rwanda), a seleção nacional entrou muito bem no jogo, contrariando as expectativas de vários analistas. No primeiro quarto, as angolanas estiveram a frente do marcador durante quase todo o período, acabando mesmo por vencer o quarto por 16-14. Mas infelizmente, o segundo quarto foi um autêntico desastre para a nossa selecção, anotando apenas 4 pontos enquanto o Egipto fez 22. As duas seleções foram para o intervalo com a selecção de Magrebe na frente com uma diferen;a de 16 pontos. 36-20 era o resultado ao intervalo.
MAIS: Selecção feminina sub-16 de basquetebol joga hoje as meias-finais com Egipto
No início da segunda parte, as jogadores angolanas tentaram correr atrás do prejuízo, com grandes intervenções de Sara Caetano e Teresa Mbemba, do Inter de Benguela. O terceiro quarto terminou com um parcial de 19-15 (39-53 no total), com as egípcias a não se deixarem intimidar, particularmente L. Elfatairy que protagonizou boas entradas ofensivas. No último período, as egípcias consolidaram o resultado que já vinham mantendo desde o segundo quarto, terminado o jogo em 50-71 para a tristeza das jogadoras angolanas.
Sara Caetano voltou a destacar-se com mais um duplo, 34 pontos e 12 ressaltos. A extremo da Escola Desportivo Formigas do Cazenga concretizou 68% do total de pontos da selecção nacional. Outro nome que merece destaque é Teresa Mbemba que arrecadou 7 ressaltos e assistiu 5 vezes. Para a equipa vencedora, Lojain Elfatairy concretizou 18 pontos e a sua colega Aya Elfiky, 17 pontos.
MAIS: Selecção sénior feminina de basquetebol já se encontra em Dakar
Com essa derrota, Angola vai disputar a medalha de bronze diante de Moçambique, às 15h00 de hoje. Já o Egipto, vai disputar a grande final com o Mali, que venceu o Moçambique por expressivos 102-25.