Seleção sénior feminina estreia hoje no Afrobasket 2019

Seleção sénior feminina estreia hoje no Afrobasket 2019

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol começa hoje, oficialmente, a sua participação no Afrosbaket 2019, a decorrer em Dakar, Senegal. As comandadas de Apolinário Paquete vão enfrentar às 16:00, a selecção do Mali.

A selecção nacional vem de um torneio internacional, onde também participaram as selecções do Senegal (anfitriã), Tunísia e Costa do Marfim, que serviu de antevisão para o Afrosbaket. O torneio que aconteceu de 3 a 5 de Agosto, Angola perdeu por 69-88 diante do Senegal mas ganhou a congénere da Costa do Marfim por 69-64.

MAIS: Selecção sénior feminina de basquetebol já se encontra em Dakar

Para o Afrobasket 2019, a selecção nacional está inserida no grupo C, que para muitos analistas é o “grupo da morte”, juntamente com as selecções da RD Congo e Mali. Um facto muito interessante desse grupo, é que as 3 três selecções já foram todas campeões de África. RD Congo traz consigo três títulos continentais (1983, 1986 e 1994), o Mali é o vencedor da edição 2007 do Campeonato Africano, enquanto as nossas “manas” são as únicas vencedoras back-to-back, com os títulos de 2011 e 2013. As três selecções trazem consigo as suas melhores jogadoras, sendo que no combinado nacional destacamos a dupla Italee Lucas e Nadir Manuel. Para o Mali, adversário no jogo de hoje, não podemos esquecer das suberantes Meiya Tirera, Touty Gandega, Nassira Traore e Mariam Coulibaly.

A extremo-base Aléxia Dizeko, de 18 anos e 1,73 metros, é o principal destaque na lista das 12 jogadoras eleitas pelo seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, Apolinário Paquete, para defenderem as cores de Angola no Afrobasket 2019. Da lista das escolhidas do treinador nacional constam ainda outros nomes sonantes, como Italee Lucas, Fineza Eusébio e Regina Pequeno (bases), Elisabeth Mateus, Felizarda Jorge, Rosemira Daniel (extremos) Avelina Peso, Ngiendula Filipe, Nadir Manuel (extremos postes), Luísa Tomás Macuto e Cristina Matiquite (postes).

MAIS: Will Voigt anuncia os 12 seleccionados para o Campeonato do Mundo da FIBA 2019

De fora da lista de convocadas ficaram a base Érica Guilherme e a poste Joana António, ambas jogadoras do Interclube.

Depois do jogo de hoje, diante das malianas, Angola enfrentará a RD Congo no dia de amanhã, ás 15:00.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.