Aconteceu a tão aguardada estreia do Petro de Luanda na Basketball Africa League (BAL). Em partida a contar para a primeira jornada do Grupo B da competição que decorre no Kigali Arena, na capital do Ruanda, o Petro veio com a intenção de levar o título continental de volta para Angola (o 1º de Agosto é o actual detentor do último título Africano de Clubes, conquistado em 2019).
O treinador José Neto escalou um cinco com jogadores rápidos, para contrapor a altura e vigor físico da equipe do Mali, o AS Police. Os escolhidos foram: Childe Dundão, Gerson Gonçalves, Carlos Morais, Jone Pedro e Valdelício Joaquim.
O primeiro quarto não podia ter sido melhor, o Petro conseguiu uma vantagem de 20 pontos, terminando com um placar de 29-9. No final do primeiro quarto o treinador fez algumas substituições e pudemos ver pela primeira vez, num jogo oficial, o reforço Ryan Richards , que teve uma exibição consistente até ao momento que ficou limitado por faltas. A equipe do Mali adaptou-se ao jogo do Petro e com as substituições conseguiu uma recuperação , vencendo o 2º quarto. Resultado ao intervalo: [ Petro 49-37 AS Police]
Na segunda parte o Petro conseguiu, em 5 minutos, alargar a vantagem e diminuir a esperança de uma surpresa para a equipe Maliana. Resultado ao fim do terceiro quarto: [ Petro 70-45 AS Police].
Com a vitória praticamente garantida, o Petro viu o AS Police a crescer no último quarto e conseguir marcar 21 pontos contra 14 da equipe angolana, que geriu a vantagem e acabou a partida com 18 pontos de diferença. Resultado final: [ Petro 84-66 AS Police].
Destaques da partida
Jone Pedro veio com vontade e lutou tanto na defesa, quanto no ataque, conseguindo um duplo-duplo de respeito: 17 pontos e 17 ressaltos (10 ressaltos ofensivos, que serviram para contrapor a baixa taxa de concretização da linha dos 3 pontos, 11 convertidos em 43 tentados). Uma nota para a boa performance de Valdelício Joaquim, com 16 pontos e 5 ressaltos. A partida serviu ainda para o treinador conseguir gerir o plantel e dar tempo de jogo a todos. As perdas de bola (18) deverão ser um ponto que a equipe técnica do Petro não deixará de alertar aos jogadores, contra equipes que aproveitam bem essas perdas, o resultado poderá ser fatal.
Do lado do AS Police, o destaque foi Mamadou Keita, com 19 pontos (melhor marcador da partida) e 2 ressaltos.
Jone Pedro WITH AUTHORITY for #PETRO_DE_LUANDA 🇦🇴 #theBAL pic.twitter.com/Zi3a9Bo83B
— Basketball Africa League (@theBAL) May 18, 2021
Próxima Jornada
Quinta-feira (20/05) às 13:00, o Petro defronta a equipe da FAP dos Camarões.