Petro de Luanda com boa prestação em eliminatória para esquecer para as equipas angolanas

Petro de Luanda com boa prestação em eliminatória para esquecer para as equipas angolanas

- EmCAF, Futebol
0

A segunda mão da segunda fase de apuramento para as competições africanas de clubes estava marcada para os dias 5 e 6 de Janeiro e quatro equipas angolanas ainda estavam na luta para a tão desejada entrada à fase de grupos.

Petro de Luanda e Primeiro de Agosto lutavam por um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto que o Sagrada Esperança e o Bravos do Maquis almejavam a passagem para a última eliminatória de acesso à Taça das Confederações. Das 4 equipas angolanas, apenas o Petro de Luanda teve um resultado satisfatório

O Sagrada Esperança foi a primeira equipa a ficar de fora. Os homens da Lunda Norte perderam a primeira mão, em Luanda, diante do Orlando Pirates da África do Sul, por 1-0. No entanto, recusaram-se a viajar para Joanesburgo para disputar a segunda mão, em consequência do surgimento da nova variante do vírus SARS-COV-2 naquele país, formalizando assim a sua desistência da competição. Com este acto, o Orlando Pirates avançou automaticamente para a última fase de apuramento, já o Sagrada Esperança deverá aguardar por um pronunciamento da CAF em relação a isto.

O FC Bravos do Maquis precisava ir ao Estádio dos Mártires, em Kinshasa, anular uma desvantagem de 1-0 diante do conhecido Daring Club Motema Pembe. No entanto, apesar da boa prestação, principalmente na primeira parte, a equipa angolana não conseguiu dar a volta ao resultado e acabou perdendo por 2-1 (3-1 no agregado). Kadima Kabango (66′) e Pumba Kaniki (86′) marcaram pelos donos da casa, enquanto que Fabrício (90′) reduziu a desvantagem na conversão de uma grande penalidade.

Créditos: Página do Facebook do Petro de Luanda

Depois de um empate sem golos no FNB Stadium, em Joanesburgo, o Primeiro de Agosto precisava de uma vitória em casa para entrar para a fase de grupos da Liga dos Campeões da CAF. Apesar de depender apenas de si mesmo, o clube militar não conseguiu concretizar as inúmeras oportunidades criadas, e, como é lei: quem não marca, sofre. David Castro, aos 41 minutos, desferiu o golpe mortal que apurou a equipa do Soweto e eliminou o clube militar da Liga dos Campeões da CAF. No entanto, o 1º de Agosto ainda pode minimizar os danos, segundo o regulamento da CAF, todas as equipas que perderam na última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da CAF jogarão contra os vencedores da 2ª eliminatória da Taça das Confederações da CAF. Se o D’agosto vencer esta eliminatória, estará na fase de grupos da Taça das Confederações da CAF.

Numa semana de desilusões para o futebol angolano, o Petro de Luanda foi o último clube nacional a entrar em campo e único que nos fez sorrir, como se diz, o melhor ficou para o fim. Depois de empatar a 1 golo contra o Nkana FC, na Zâmbia, o Petro de Luanda foi para a segunda mão com a vantagem do golo marcado fora de casa. Um empate à zero bolas era o suficiente para os petrolíferos mas a equipa de Tony Cossano preferiu não deixar o jogo à sorte, não tendo uma exibição vistosa mas sólida e fez o suficiente para garantir a classificação e consequentemente a presença na fase de grupos. O brasileiro Tony foi o autor do único golo da partida, ao cabecear com perfeição um cruzamento à medida de Job, aos 77 minutos.

O Petro de Luanda conhecerá hoje os seus adversários da fase de grupos da Liga dos Campeões da CAF, enquanto que o 1º de Agosto saberá com quem irá duelar na última eliminatória de acesso à Taça das Confederações. O sorteio será realizado na Sede da CAF, na cidade do Cairo (Egipto) às 12h00 (hora de Luanda).

Veja abaixo as datas dos jogos dos clubes angolanos:

Petro de Luanda – Fase de Grupos da Liga dos Campeões da CAF:
· 1ª Jornada – 12/13 de Fevereiro
· 2ª Jornada – 23 de Fevereiro
· 3ª Jornada – 5/6 de Março
· 4ª Jornada – 16 de Março
· 5ª Jornada – 2/3 de Abril
· 6ª Jornada – 9/10 de Abril

Primeiro de Agosto – 2ª Ronda Preliminar da Taça das Confederações:
· 1ª Mão – 14 de Fevereiro
· 2ª Mão – 21 de Fevereiro

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.