A 47ª edição do campeonato nacional de futebol arranca neste final de semana em vários campos deste nosso amado país.
Depois de a edição passada ter sido disputada de uma forma renhida até as últimas jornadas, eis que o Petro parte como o principal favorito para revalidar o título que está em sua posse há 3 anos. Na temporada passada e sob o comando de Alexandre Santos que acabou, o Campeão nacional logrou alcançar o seu 18º título, aumentando o fosso contra o seu perseguidor direto, o 1º de Agosto que conta com 13.
O campeonato arranca com algumas surpresas, pois, temos equipas que jogarão pela primeira vez o nacional. Luanda City e Carmona do Uíge juntaram-se as restantes 14 equipas que disputaram a edição transata da competição totalizando assim um leque de 16 equipas para 2024/25. Será um Campeonato marcado pela a ausência do Sporting de Cabinda que depois de anos escapando da descida de divisão acabou por sucumbir.
O 1º de Agosto que foi a decepção da época transata vai tentar recuperar a mística e fazer um campeonato mais tranquilo, que é lutar pelos lugares cimeiros. Sagrada Esperança, Desportivo da Lunda Sul, Bravos do Maquis e Williete prometem lutar até ao fim pelo top, sem esquecer do Inter (que promete e nunca cumpre) e o Kabuscorp do carismático Bento Kangamba.
Equipas como Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca e Williete de Benguela trocaram de treinadores com vista a nova temporada. O Campeonato que arrancou em Setembro, terminará em Junho e contará com as seguintes participações: Petro de Luanda (campeão em título) CD 1° de Agosto, Interclube, Kabuscorp do Palanca, Luanda City, Wiliete Sport Clube de Benguela, Isaac e Filhos de Benguela, Académica do Lobito, Santa Rita de Cássia do Uíge, Carmona Sport Clube do Uíge, Sagrada Esperança da Lunda Norte, Clube Desportivo da Lunda Sul, FC 11 Bravos do Maquis do Moxico, Clube Desportivo da Huíla, Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e São Salvador do Kongo do Zaire.
Eis o Cartaz da primeira Jornada: