O angolano de 26 anos conquistou o título dos pesos-galos que se encontrava vago com uma vitória no segundo round por TKO (Technical Knockout) sobre Asakura na luta principal do Rizin 20 no Saitama Super Arena, em Saitama, no Japão, nesta terça-feira, dia 31 de Dezembro. Aos 38 segundos do segundo round, Kapé deixou Asakura atordoado no piso, depois de desferir vários socos sobre o seu oponente até que o árbitro Jason Herzog interveio em nome do lutador japonês.
Assim que a luta foi interrompida, Kape saiu do ringue para cumprimentar Kyoji Horiguchi, último campeão da categoria mas que depois de sofrer uma grave lesão no joelho foi obrigado a colocar o cinturão à disposição. Asakura era o favorito para reivindicar o título, contou também o facto de já ter derrotado Kape, por decisão dividida, no Rizin 10 em Maio de 2018.
Esta noite, no entanto, pertenceu a Manel Kape. O Prodígio pressionou o seu adversário desde o início e conseguiu derrubar o seu adversário no início do segundo round, tornando-se assim no primeiro campeão africano dos pesos-galo do maior evento de MMA da Ásia.
And in a snap, the bantamweight division is upset again! Manel "Prodígio" Kape (15-4) rings in the New Year with a second-round knockout of Kai Asakura – his third such stoppage in a row! The Angolan incendiary is RIZIN's new champ! #RIZIN20 #RIZINFF pic.twitter.com/0yKjaG16AR
— Kyle Johnson (@VonPreux) December 31, 2019
Kape (15-4) venceu três lutas seguidas desde a sua derrota para Yuta Sasaki no Rizin 14, também por decisão dos juízes. Asakura (14-2), por sua vez, vinha de uma série de seis vitórias consecutivas.
Desta forma, Manel Kapé encerra um ano brilhante, que começou com uma autêntica aula sobre o ex-campeão do ZST, Seiichiro Ito, que foi finalizado no segundo round. Recentemente o lutador angolano enfrentou a lenda japonesa das artes marciais, Takeya Mizugaki, que também foi derrotado por KO no segundo round.