Mali faz história no Campeonato do Mundo de Basquetebol Sub-19

Mali faz história no Campeonato do Mundo de Basquetebol Sub-19

- EmBasquetebol
0
Foto: FIBA

A selecção nacional de basquetebol sub-19 do Mali teve uma participação histórica no Campeonato do Mundo da FIBA, tornando-se no primeiro representante africano a chegar à final de um campeonato do mundo. No entanto, a jornada sem precedentes dos malianos chegou ao fim no domingo, quando caíram para os Estados Unidos por 93-79 na final em Heraklion, na Grécia.

Antes desta campanha do Mali, nenhuma outra equipa africana havia chegado aos quartos de final do Campeonato do Mundo Sub-19, e os malianos enfrentaram um caminho difícil até a final, uma vez que não eram os favoritos em nenhuma das partidas, excepto no jogo contra a Nova Zelândia. Como a equipa nº 27 do ranking mundial, o Mali enfrentou a nº 13 – Letônia, a nº 2 – Canadá, a nº 10 – Austrália, a nº 28 – Nova Zelândia, a nº 12 – Porto Rico e a nº 5 – França antes de enfrentar os EUA, a equipa nº 1 do ranking mundial. As únicas derrotas do Mali foram para a Austrália na fase de grupos e na final contra os Estados Unidos.

Oumar Ballo, de 16 anos de idade e que em Fevereiro do corrente ano comprometeu-se com a universidade de Gonzaga, foi a principal unidade desta equipa. Ao longo do torneio, obteve uma média de 17,6 pontos, 11,8 ressaltos, 3,8 tampões, 1,6 assistências, 1,2 roubos por jogo. Foi líder nas estatísticas do torneio nos ressaltos e tampões. Outro nome que vale a pena realçar é o de Siriman Kanoute, que foi o MVP do Afrobasket Sub-16 de 2017 e do Afrobasket Sub-18 de 2018, alcançou médias de 15,4 pontos, 2,3 ressaltos, 5,1 assistências e 2,4 roubos de bola por jogo.

 

Reggie Perry, dos Estados Unidos, foi o MVP do torneio depois de liderar a selecção americana ao 7º título mundial sub-19. À ele juntam-se o seu colega de equipa Tyrese Haliburton, os malianos Oumar Ballo e Siriman Kanoute, e o francês Joel Ayayi, para formarem o 5 ideal da competição.

No Jogo do terceiro Lugar, a França derrotou a Lituânia por 73-68 graças aos 33 pontos de Joel Ayayi. 12 anos depois, a França voltou a subir ao pódio de um Campeonato do Mundo Sub-19.

Foto: FIBA

A classificação final ficou assim:

1. Estados Unidos
2. Mali
3. França
4. Lituânia
5. Rússia
6. Porto Rico
7. Sérvia
8. Canadá
9. Austrália
10. Grécia
11. Argentina
12. Letónia
13. Nova Zelândia
14. Filipinas
15. Senegal
16. China

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.