Luka Doncic ou Trae Young: Quem merece ser o ROY

Luka Doncic ou Trae Young: Quem merece ser o ROY

A temporada regular 2018/19 da NBA está chegando ao fim, visto que os Playoffs começa a 13 de Abril, e é a chegada a hora de começarmos a ver já os possíveis vencedores dos prémios individuais. Para o prémio de MVP estamos tendo dois candidatos possíveis: Giannis  Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e o atual detentor do prémio, James Harden (Houston Rockets).

E o que dizer do prémio “Rookie The Year”…? Os mais prospetos são Luka Doncic (Dallas Mavericks) e Trae Young (Atlanta Hawks). Quais dos dois sairá o vencedor…?

As últimas boas performances de Young tem feito as pessoas duvidarem de quem realmente deve levar o prémio de Novato do Ano, depois de Luka Doncic ter dominado quase toda a temporada. A atual estrela mírim dos Hawks terminou o mês de Fevereiro com médias de  23,3 pontos e 9,3 assistências por jogo, com 43,7%. A rivalidade entre os dois só aumenta, para a conquista do prémio, lembrando que os dois foram trocados diretamente entre sí, no último Draft.

Em entrevista ao New York Times, falando as inúmeras comparações com Luka Doncic, Young disse “eu sei que faz parte da minha vida agora. Sei que esperam muito de nós, mas só queremos jogar apesar de que essa competição vêm desde o dia que fomos draftados. Acho que essa comparação vai durar para sempre, e encaro isso como um desafio“.

Os dirigentes das duas equipas, Dallas Mavericks e Atlanta Hawks, estão prestando muita atenção nos seus pupilos visto que a performance dessa primeira temporada vai dizer o quanto foi bom, ou pior, terem trocados os dois jogadores. Confira as estatísticas dos dois jogadores:

Luka Doncic (Mavericks)

20,9 Pontos Por Jogo/ 7,4 Ressaltos Por Jogo/ 5,6 Assistencias Por Jogo/ 1,1 Roubos de Bola Por Jogo/ 43,0% FG/ 34,3% 3PT

                           Mavs Ofensivo                             Mavs  Defensivo                             Mavs TS%

Com Luka               106,2                                            108,8                                               56,1

Sem Luka                104,3                                            105,3                                               54,4

 

 

Trae Young  (Hawks)

18,3 Pontos Por Jogo/ 3,5 Ressaltos Por Jogo/ 7,8 Assistencias Por Jogo/ 0,8 Roubos de Bola Por Jogo/ 41,1% FG/ 33,3% 3PT

                            Hawks Ofensivo                          Hawks Defensivo                         Hawks  TS%

Com Trae               106,7                                            112,9                                               56,7

Sem Trae                100,5                                            103,8                                              53,8

 

É notório que Doncic detém uma vantagem em pontos, ressaltos, roubos, FG e 3PT, mas Young é muito melhor defensivamente em comparação com todos os outros jogadores da sua posição, de acordo com o ESPN’s Defensive Real Plus-Minus.

Os Mavericks são uma melhor equipa com Doncic em quadra, visto que o jogador esloveno é muito melhor em “split” do que Young.  Os Mavericks estão no 14° posição da Conferencia Oeste, com índice de 28-42, enquanto os Hawks tem 24-47, no 12° lugar da Este.

Ambos os novatos têm registrado uma quantidade semelhante de jogos (65 para Doncic, 71 para Young) e total de minutos (2.081 para Doncic, 2.167 para Young), então Young poderá ser o mais utilizado entre os dois, apesar que Doncic já informou aos Mavs que quer jogar todos os jogos restantes.

Apesar do bom momento de Young, Doncic também tido boas estatísticas ultimamente. O jogador da equipa de Dallas está com médias de 22,3 pontos, 8,9 ressaltos e 6,3 assistências em seus últimos 15 jogos. Não podemos esquecer também que Luka perdeu praticamente todos os seus companheiros, que começou a temporada. Dennis Smith Jr.,Wesley Matthews e DeAndre Jordan foram parar aos New York Knicks, enquanto Harrison Barnes foi para os Sacramento Kings. Isso é um enorme fardo para alguém que foi pick n.01 e que acabou agora de completar 20 anos de idade.

Young melhorou muito desde o meio da temporada, e Doncic não ficou atrás. Para muitos analistas, os  Hawks e Mavericks fizeram um negócio de acordo com as suas necessidades, e definitivamente não saberemos quem saiu a ganhar até daqui a alguns anos.

Até lá, esperamos estar aqui para ver.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.