A lenda inglesa de motociclos e Formula 1 acaba de falecer de forma pacífica em um hospital de Londres, anunciou há poucos instantes a sua família para a imprensa.
John Surtees que foi até ao momento o único piloto no mundo que conseguiu o raro feito de ter sido campeão de formula 1 em 1964 e posteriormente ter também vencido múltiplos títulos no desporto motorizado em 2 rodas, esteve hospitalizado desde Fevereiro, tendo dado entrada com problemas respiratórios.
Num comunicado emitido pela família do malogrado para a imprensa, realçam que “Ele foi também uma das verdadeiras grandes lendas do desporto motorizado, e continuou a trabalhar incansávelmente até recentemente com a Fundação Henry Surtees, bem como o Circuito de Kart Buckmore Park.
“Ele definiu um grande exemplo real de alguém que continuou a puxar seus próprios limites enquanto estava no seu pico, e alguém que continuou a lutar até ao fim.”
Na sua carreira de Formula 1 que durou cerca de 12 anos e mais de 100 largadas, Surtees venceu 6 corridas, tendo conduzindo em equipas como Ferrari, Honda, e a sua própria equipa Surtees.
Recentemente John Surtees esteve sempre envolvido no desporto motorizado, de entre outras tarefas, esteve associado a Fundação do seu filho Henry Surtees que acabou por falecer em pista numa corrida de Formula 2 em 2009 na pista de Brands Hatch.
O desporto motorizado agradece os seus feitos, e já reagiu ao seu passamento físico com várias mensagens nas redes sociais, de várias figuras reconhecidas do desporto.