Girabola 2021/22 encerra a primeira volta

Girabola 2021/22 encerra a primeira volta

- EmDestaque, Futebol, Girabola
0

Terminou a primeira volta do Campeonato Nacional de Futebol, mais conhecido por Girabola. Apesar das diversas adversidades encontradas no desenrolar da competição, a Federação Angolana de Futebol e os clubes conseguiram terminar a volta de arranque da compita. 

No campo desportivo, Depú foi a surpresa da primeira volta, 15 golos em 15 jornadas fazem dele o melhor marcador da prova, levando muitos a crer que o mesmo estará destinado a quebrar o recorde de golos da competição em uma época (29). O Petro de Luanda, por sua vez, foi o campeão de Natal, facto que veio acompanhado com a fixação de um novo recorde de pontos numa só volta, 38.

O Sagrada Esperança, apesar de estar na segunda posição não concedeu nenhuma derrota durante a primeira volta do campeonato, sendo a única equipa invicta na prova até agora. Já o Primeiro de Agosto andou um pouco abalado, mas algumas vitórias seguidas e o empate contra o Sagrada mostraram que ainda são uma equipa a ter em conta na disputa do Campeonato.

Bravos do Maquis e Interclube prometeram muito mas mais uma vez os números mostram que não passaram de promessas de pré-época enquanto que outras equipas vão dando tudo o que têm a ver se terminam em posição privilegiada no campeonato (equipas que querem evitar a descida ou estar entre os 10 primeiros) e ver se também conseguem terminar a competição, visto que financeiramente vivemos uma situação complicada e que para gerir é necessário muita competência e comprometimento devido a escassez de recursos no nosso país.

Na cauda, parece que o Sporting de Benguela com 2 pontos e o Progresso do Sambizanga com 6 serão os condenados a descer, restando apenas saber qual será a terceira equipa a acompanhá-los.

Nos jogos da Jornada 15 e nos que serviram de acerto de calendário para que a primeira metade do campeonato fosse finalizada, tivemos bons e renhidos jogos. Na capital dos diamantes, o Sagrada Esperança recebeu o Primeiro de Agosto já sabendo da vitória do Petro sobre o Inter por 4-0 e da sua condição provisória no topo da tabela classificativa, o que obrigava a equipa da Lunda a vencer os militares caso quisesse voltar à liderança do campeonato. O jogo em si foi bem disputado e com oportunidades repartidas para ambas as equipas, que viraram as suas atenções ao ataque, com situações de perigo em ambas as balizas. As equipas jogaram sem medo, acabando por proporcionar uma boa propaganda ao futebol nacional, que só teve a infelicidade de terminar sem golos. Sendo assim, o Petro reassumiu a liderança agora com mais um ponto (38) que o seu direto rival Sagrada (37).

Noutra partida de acerto da 15ª jornada, o Libolo foi ao Mundunduleno e atropelou uma mansa equipa do Bravos do Maquis por 3-0, afundando mais o conjunto do Moxico que partiu pra esse campeonato como favorito a conquista, segundo o seu Presidente Docas. O Interclube fez dois jogos de acerto de calendário, 1-1 contra o Williete para a 9ª jornada e acabou por vencer ao Sporting em Benguela por 2-0 no acerto da 14ª jornada, reassumindo a quarta colocação do campeonato.

Outros resultados: Bravos do Maquis 2-0 Kabuscorp do Palanca e Kabuscorp do Palanca 1-1 Desportivo da Huíla, a contar para a 12ª e a 13ª jornada, respectivamente.

Na classificação geral, o Petro de Luanda lidera com 38 pontos, seguido do Sagrada Esperança com 37 pontos e do Primeiro de Agosto com 31 pontos. Kabuscorp do Palanca com 12 pontos, Progresso do Sambizanga com 6 e Sporting de Benguela com 2 são os clubes que estão na zona de despromoção.

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.