Futebol: Petro de Luanda e Primeiro de Agosto conhecerão os seus adversários na próxima semana

Futebol: Petro de Luanda e Primeiro de Agosto conhecerão os seus adversários na próxima semana

- EmCAF, Futebol
0

O Petro de Luanda e o Primeiro de Agosto qualificaram-se no último final de semana para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos 2019/20, ambos graças a regra dos golos marcados fora. Na última eliminatória de acesso a fase de grupos, os petrolíferos eliminaram o Kampala City, do Uganda, por 1-1, enquanto que os militares deixaram pelo caminho os zambianos do Green Eagles FC, por 2-2.

Com este feito as equipas angolanas alcançaram um feito inédito, será a primeira vez que duas equipas angolanas marcarão presença na mesma edição da Liga dos Campeões Africanos.

16 equipas apuraram-se para a fase de grupos e serão separadas em 4 grupos, onde jogarão entre si no sistema de todos contra todos, em duas voltas (casa e fora). O sorteio da fase de grupos será realizado na próxima quarta-feira, dia 9 de outubro, às 18 horas de Luanda, no Hilton Pyramids Resort. Assim sendo, as 16 equipas apuradas foram separadas em quatro potes, de acordo às suas prestações nas competições da CAF nas últimas cinco temporadas (pontos do ranking de 5 anos da CAF mostrados abaixo).

Na verdade, actualmente apenas 15 equipas estão apuradas, a segunda-mão do jogo entre o Zamalek do Egipto e o Generation Foot do Senegal acabou por não acontecer porque os egípcios alteraram a data e local do jogo há 24 horas da sua realização, alegadamente por questões de segurança nacional. Os senegaleses que vinham de uma vantagem de 2-1, não aceitaram esta alteração repentina e decidiram voltar para o seu país sem realizar o jogo e o Zamalek acabou vencendo por falta de comparência. No entanto, a CAF já se pronunciou dizendo que está a acompanhar este caso e em breve dará o seu parecer, por outro lado, os campeões senegaleses informaram que estão dispostos a levar este caso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) caso fiquem de fora desta edição da Liga dos Campeões. De realçar que no mesmo dia, decorreram 3 jogos da liga egípcia na cidade do Cairo.

Desta forma, as equipas apuradas para a fase de grupos são:

Se o Zamalek avançar para a fase de grupos, será enquadrado no Pote 2 por se encontrar no 7º lugar do ranking de clubes com 44 pontos, o que implica dizer que o Primeiro de Agosto cairia para o Pote 4. Se a CAF der razão ao Generation Foot, então a equipa militar permanecerá no Pote 3 e os campeões senegales entrariam no Pote 4 com 0 pontos.

A fase de grupos terá início no dia 29 de Novembro e será jogada até o dia 8 de Março de 2020. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para os quartos de finais.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.