Futebol: Angola estreia-se com vitória no Mundial Sub-17

Futebol: Angola estreia-se com vitória no Mundial Sub-17

- EmCampeonato do Mundo, Futebol
0
© Getty Images

A selecção angolana de futebol venceu hoje no Estádio Bezerrão a Nova Zelândia por 2-1, na sua estreia no Campeonato do Mundo Sub-17 que teve início ontem, no Brasil.

Os Palanquinhas entraram determinados a vencer este encontro e logo aos 6 minutos, Zini saltou para cabecear junto a marca de grande penalidade e concluiu com perfeição um cruzamento de Afonso, fazendo assim o primeiro golo de Angola em um Campeonato do Mundo Sub-17.

Depois do golo, a selecção nacional baixou as suas linhas e permitiu que a Nova Zelândia crescesse no jogo, e aos 21 minutos o árbitro teve de recorrer ao VAR por conta de uma possível falta do guarda-redes Geovani dentro da pequena área, mas o juíz disse que não houve nada.

O seleccionador Pedro Gonçalves não gostava do que via e decidiu fazer uma substituição mesmo em cima do intervalo. Maestro entrou para o lugar de Pedro que já tinha um cartão amarelo e arriscava-se a ser expulso.

© Getty Images

A segunda parte começou como terminou a primeira, com a Nova Zelândia a tomar a iniciativa de jogo, o que lhes valeu o golo de empate aos 54 minutos. Desatenção da defesa angolana, Beni tenta cortar a bola mas ela embate em Matthew Garbett e entra na baliza de Geovani.

E foi neste momento que Angola decidiu voltar a assumir as rédeas do jogo e partiu à procura de mais um golo com Zito e Capita a aterrorizarem os adversários pelas alas. Aos 57 minutos, Osvaldo Capita não conseguiu empurrar para a baliza um cruzamento de Zito Luvumbo, depois de uma brilhante jogada individual do jogador do Primeiro de Agosto. 3 minutos depois, na cobrança de um pontapé de canto, Zito cruzou para o cabeceamento de Pablo e Harry Bark numa tentativa de corte acaba por introduzir a bola na sua própria baliza. Estava feito o 2-1.

© Getty Images

Angola já não tirou o pé do acelerador e ainda teve diversas oportunidades flagrantes para ampliar o resultado mas faltou calma aos miúdos para finalizarem as jogadas. Capita aos 78 minutos atirou ao poste depois de uma bela jogada individual e no minuto seguinte, Maestro com um arranque impressionante a partir do meio campo, passou por 3 adversários antes de chutar para a defesa do guarda-redes adversário. Aos 86 minutos, Zito Luvumbo em mais dos seus arranques explosivos, tirou dois homens da frente e fez um cruzamento atrasado mas Abdoul com a baliza aberta, chutou para fora.

A Nova Zelândia só voltou a ver a baliza angolana aos 92 minutos mas Geovani tinha a situação controlada e garantiu a histórica vitória dos Palanquinhas.

Com esta vitória, Angola ocupa a primeira posição do Grupo A com 3 pontos, juntamente com o Brasil que venceu o Canadá por 4-1.

Este foi o 11 inicial que Pedro Gonçalves usou nesta madrugada: Geovani; Tino, Pablo, Gegé, Afonso; Domingos, Pedro (Maestro, 45’+2), Beni, Zini (David, 89′); Capita (Abdoul, 82′) e Zito.

© Getty Images

A selecção nacional volta a jogar na madrugada de 3ª para 4ª feira, às 00h00, contra o Canadá. Ao pontuar, Angola garante um lugar na próxima fase da competição.

Veja aqui o resumo do jogo:

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.