O Grande Prémio de Shangai, China, foi palco das festividades da corrida número 1.000 do Campeonato do Mundo da Formula 1, um marco tão significativo que lembrar-nos-emos sempre do piloto que cruzou primeiro a bandeira axadrezada no fim, no caso, Lewis Hamilton.
Como já é hábito, veja em 10 pontos como foi o Grande Prémio de Shangai 2019:
- Bom arranque de Lewis e LeClerc (para primeiro e terceiro, respectivamente), enquanto Kvyat atingiu ao mesmo tempo as duas McLarens de Sainz e Norris, provocando a entrada do Safety Car Virtual.
- Volta 11: Ferrari pediu a LeClerc que deixasse Vettel passar para tentar reduzir a distância com Bottas.
- Volta 18: Verstappen entra para as boxes para tentar forçar a entrada de uma das Ferraris, e foi o que aconteceu com Vettel.
- Volta 33: LeClerc reduziu uma desvantagem de 10 para 3 segundos em relação à Max Verstappen, e preparava-se para lutar pela quarta posição.
- Volta 37: a Mercedes faz uma paragem dupla, com Hamilton e Bottas a entrarem nas boxes ao mesmo tempo.
- LeClerc luta com Bottas por 2 voltas apesar de estar com uma paragem a menos que os outros mas com pneus mais lentos.
- Volta 43: LeClerc entra para as boxes a faltarem 13 voltas para o final da corrida, e com pneus mais frescos, tenta lutar para o 4º lugar contra Max Verstappen.
- Volta 54: Gasly entra nas boxes e coloca pneus softs pra tentar ter a volta mais rápida da corrida, que até ao momento estava na posse de Vettel;
- Hamilton corta a meta com Alain Prost a fazer as honras da casa segurando a bandeira axadrezada, e a Mercedes fecha o terceiro 1-2 da época com Bottas em segundo lugar, Vettel sobe ao pódio pela primeira vez esta época com o terceiro lugar. Verstappen, LeClerc, Gasly, Ricciardo, Perez, Raikkonen e Albon fecham o top 10;
- Pierre Gasly consegue o ponto extra com a volta mais rápida da corrida.
Piloto do dia: Lewis Hamilton