Formigas do Cazenga é parceira de iniciativa francesa para o basquetebol feminino em Angola

Formigas do Cazenga é parceira de iniciativa francesa para o basquetebol feminino em Angola

- EmBasquetebol
0

Na próxima segunda-feira, dia 12 de Julho, será oficialmente lançada a iniciativa francesa em Angola para a redução das desigualdades do género e o empoderamento das mulheres por meio da prática do basquetebol feminino.

Esta iniciativa junta vários projectos conjuntamente financiados pela Embaixada de França em Angola (Fundo de Solidariedade para os Projectos Inovadores – O basquetebol como vector de autonomia social e educativa das meninas em Angola (BASE-F)), a Agência Francesa de Desenvolvimento (Projecto – O Basquetebol, uma alavanca de acção para a juventude angolana) e um grupo de empresas presentes em Angola (TotalEnergies, Castel, Air France, Eurostral, Dimassaba).

A iniciativa é igualmente promovida pela Tony Parker Adequat Academy (TPAA), sediada na cidade francesa de Lyon. A estrela internacional Tony Parker decidiu acompanhar pessoalmente as acções previstas. As actividades da TPAA serão igualmente apoiadas por meio do clube de basquetebol profissional ASVEL Feminino.

Esta iniciativa irá beneficiar em primeiro lugar o clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga, entidade que foi escolhida com base na grande qualidade do seu trabalho desportivo e social, da sua importância para toda a comunidade do Cazenga, e da participação voluntária de todas as suas equipas.

Para além do desenvolvimento de infraestruturas e actividades do clube, a iniciativa incluirá igualmente um eixo de acolhimento de jovens desportistas na França, no seio das estruturas ligadas a Tony Parker. A jovem basquetebolista internacional, Sara Caetano, formada no seio das Formigas e agora associada ao Centro de Formação do ASVEL Feminino, estará presente no lançamento para testemunhar a sua experiência.

Por último, acções de promoção mais abrangente dos basquetebol em meio urbano, designadamente para o desenvolvimento do 3×3, da prática regular do desporto e de investimentos em infraestruturas sustentáveis para o desporto, serão também implementadas nos próximos meses.

Ao promoverem a ideia de uma prática desportiva aberto a todas e a todos, e alicerce de um desenvolvimento social e educativo garantindo a igualdade de género e a cidadania, os parceiros deste projecto inscrevem-se plenamente num espírito olímpico que os levará, no seguimento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a inserirem as suas acções no âmbito da preparação dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.