A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) divulgou a lista preliminar das jogadoras que poderão representar a selecção sénior feminina no Afrobasket 2021, a decorrer de 17 à 26 de Setembro em Yaoundé, Camarões.
Da lista, partilhada nas redes sociais pela FAB, a experiência das jogadoras mais antigas foi combinada com o ímpeto das mais novas. Destaca-se a convocatória de Sara Caetano (do clube Francês “Asvel Lyon”), a melhor jogadora de Angola no último Africano Sub-16. Para além desta estreia, o seleccionar nacional, Walter Costa, chamou Nazaré Lopes e Márcia Carvalho, ambas da equipe Portuguesa do Imortal Basket. Do campeonato interno, vêm pela primeira vez Cácia António (Interclube B), Denise Pascoal (1º de Agosto) e Edvânia Pascoal (Interclube).
A lista de 22 jogadores é dominada pelo Interclube de Angola (A e B) com 9 jogadoras e o 1º de Agosto com 8 jogadoras
Veja abaixo a lista de convocadas:
Bases:
- Fineza Aguiar (1º de Agosto),
- Italee Lucas (Interclube),
- Regina Pequeno (Interclube) e
- Clarice Mpaka (França).
Extremos:
- Rosa Gala, (1º de Agosto)
- Rosemira Daniel, (1º de Agosto)
- Elizabeth Mateus, (1º de Agosto)
- Ana Gonçalves, (1º de Agosto)
- Avelina Peso (1º de Agosto),
Extremo-postes
- Joana António, (Interclube)
- Eduarda Gabriel, (Interclube)
- Nadir Manuel (Interclube)
- Jéssica Malage (Interclube).
Postes
- Cristina Matiquite (1º de Agosto),
- Angelina Goleme (Interclube)
- Whitney Miguel (França)
Angola terá de participar na eliminatória da Zona 6, que ocorrerá entre 16 e 22 de Agosto para garantir o apuramento para o Afrobasket.
Nota-se nesta convocatória a ausência de Alexia Dizeko, uma das jovens promessas do basquetebol angolano africano, não houve nenhum pronunciamento oficial da atleta ou da federação sobre a ausência.