Clinton Mata, campeão da Liga Belga pelo Club Brugge, foi ontem eleito o Jogador do Ano do seu clube.
O versátil defensor de 27 anos, obteve 34,94% dos votos, acabando assim a frente de Simon Mignolet (27,36%) e Hans Vanaken (15,6%) como o melhor jogador da época. Charles de Ketelaere (5,09%) e Ruud Vormer (4,96%) completam os cinco primeiros.
Clinton Mata juntou-se ao Club Brugge em 2018, vindo do RC Sporting Charleroi. Ele foi uma das peças fundamentais da sua equipa na conquista do 16º título da primeira divisão belga, após o campeonato ter sido interrompido em meio à pandemia do Coronavírus. O Club Brugge ficou 15 pontos à frente do segundo colocado Gantoise após 29 jogos.
O defesa da seleção angolana foi titular em 24 jogos dos 25 em que participou e assistiu três vezes. Ele oscilava a sua posição no campo, tendo jogado como defesa central, lateral (nos dois flancos) tal como no meio-campo. A sua capacidade de baralhar entre estas posições fez dele o favorito dos adeptos do Estádio Jan Breydel.
Clinton Mata nasceu na Bélgica, mas em Julho de 2014 optou por representar a selecção angolana, a sua segunda nacionalidade. Fez a sua estreia pelos Palancas Negras no mesmo ano, na derrota de 3-0 frente ao Burkina Faso.