Na reunião ocorrida na última quinta-feira, 28 de Maio, por videoconferência, o Comité de Emergência da CAF aprovou a distribuição imediata de subsídios financeiros às Associações Membros para apoiar a gestão do futebol a nível nacional, extremamente afectadas pela pandemia da COVID-19.
Um total de 10,8 milhões de dólares será transferido para as 54 Associações Membro da CAF, no âmbito de um plano de ajuda humanitária destinado a aliviar os encargos financeiros da comunidade futebolística africana durante estes tempos sem precedentes.
“Devido à rápida difusão do COVID-19, as Associações Membro da CAF suspenderam todas as competições nacionais, o que lhes acarretou uma enorme sobrecarga financeira. A CAF decidiu assim agitar os requisitos de elegibilidade para aceder às subvenções anuais, para que todas as Associações Membro possam beneficiar durante este período difícil”, afirmou o Presidente da CAF, Ahmad Ahmad.
Além disso, a CAF está a avaliar a oportunidade de apoio financeiro adicional às Associações Membro para o reinício e organização dos seus campeonatos nacionais.
Há duas semanas, a CAF anunciou a distribuição de 3,5 milhões de dólares aos participantes das competições africanas de clubes para a época de 2019/20. As duas competições de clubes, Liga dos Campeões Africanos e Taça das Confederações Africanas, foram suspensas após os jogos dos quartos-de-final devido ao COVID-19.
Entretanto, a CAF está a acompanhar de perto a situação e a trabalhar com as autoridades competentes, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FIFA, entre outras, sobre o impacto do vírus no continente, e anunciará a evolução das nossas competições no momento apropriado.