A BAL 2022 (Basketball Africa League) está na fase final e no dia 28 de Maio o campeão será encontrado. Uma equipa que pretende voltar ao pódio é o Zamalek (Egipto), que entrou para a quadra sabendo que, em caso de vitória, teria de encontrar o US Monastir nas semifinais.
O adversário, último classificado na conferência Sahara, a equipa Seydou Legacy Athlétique Club – SLAC (Guiné) veio com a missão de travar os campeões e protagonizar a maior surpresa da competição… mas era uma missão difícil de cumprir. Ficou mais difícil ainda quando no alinhamento das equipes confirmou-se que o SLAC tinha apenas 9 jogadores disponíveis para jogar. A maior ausência foi de Marcus Crawford , o melhor marcador da equipe.
Apesar das ausências, o SLAC conseguiu travar o Zamalek no primeiro quarto, saindo a perder por apenas dois pontos (13-11). Edgar Sosa e companhia tiveram de aparecer no segundo quarto para tranquilizar a equipe de Will Voigt (ex-seleccionador de Angola), actual treinador da formação Egípcia. Depois de um quarto bem disputado, o Zamalek conseguiu ir ao intervalo com uma vantagem de 33-21.
A segunda parte foi complicada para equipa do SLAC que tinha poucos recursos no banco e era obrigada a manter os titulares em quadra por muito tempo. Os jogadores ficaram esgotados e o desempenho caiu drasticamente. O treinador do SLAC decidiu usar apenas 2 dos reservas, acelerando ainda mais a degradação física dos seus jogadores titulares, que até então haviam dado uma boa réplica ao actual campeão da BAL.
Apesar do mau desempenho neste jogo, onde o Zamalek conseguiu acertar apenas 22% dos lançamentos de longa distância, a equipa Egípcia prolonga assim a sua corrida invicta na Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Resultado final: 🇪🇬 Zamalek 66-49 Seydou Legacy Athlétique Club (SLAC) 🇬🇳
Foi a sexta vitória do Zamalek, no mesmo número de jogos nesta época e a 12ª consecutiva na história da competição.
Um dos destaques do Zamalek foi Moustafa Kejo, o jogador internacional egípcio teve uma eficácia de 5 em 9 em lançamentos de campo e terminou o jogo com 14 pontos e 12 ressaltos.
O que vem a seguir?
As semifinais estão marcadas para o dia 25 de Maio, quarta-feira, na arena Kigali.
Semifinal 1: 🇦🇴 Petro de Luanda Vs FAP 🇨🇲
Semifinal 2: 🇹🇳 US Monastir Vs Zamalek 🇪🇬