Angola começou a janela de qualificação ao Afrobasket 2021 com uma vitória, ao derrotar Moçambique por expressivos 87-58, no Kigali Arena, no Ruanda.
A selecção nacional começou o jogo com Childe Dundão, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Abou Bakar Gakou e Valdelício Joaquim no cinco inicial e teve um primeiro quarto em que tentava acertar o seu jogo, terminando com um parcial de 16-13.
No segundo quarto a selecção nacional soltou-se mais e começou a impor o seu jogo, indo para o intervalo a vencer por 40-26, abrindo 14 pontos de vantagem.
No terceiro quarto, Angola consolidou a sua vantagem estampando claramente a sua superioridade face ao seu adversário. Com parcial de 30-17, Angola terminou o terceiro quarto a vencer por 70-43, 27 pontos de diferença.
No último quarto, o seleccionador nacional José Neto, decidiu dar mais tempo de jogo aos jogadores que foram pouco utilizados durante o jogo. Jogadores como Dundão, Cipriano, Leonel ou Morais não voltaram a entrar para a quadra e aproveitaram a descansar para os próximos jogos .
O resultado final foi de 87-58 à favor da selecção nacional, Olímpio Cipriano foi o melhor jogador em campo, com 15 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola.
Para os próximos jogos é necessário que a selecção seja mais eficiente e que procure evitar os lançamentos de 3 pontos exagerados. A defesa deverá ser outro ponto a ter em conta, uma vez que o Senegal (o adversário mais preocupante do grupo) e as suas torres poderão aproveitar os nossos erros.
O próximo jogo da selecção nacional será hoje às 13h00 (hora de Angola), contra o Quénia.