Angola vence COSAFA Sub-19 e apura-se para o CAN 2019

Angola vence COSAFA Sub-19 e apura-se para o CAN 2019

- EmCAN, Futebol
0
Fotografia de Gavin Barker/BackpagePix

A selecção nacional de futebol Sub-17 foi coroada campeã da Taça Cosafa Sub-17 no passado domingo, no torneio regional da África Austral, e garantiu o seu lugar no Campeonato Africano das Nações Sub-17, em 2019, na Tanzânia. Os Palancas Negras venceram a final contra a África do Sul por 1 a 0, com Osvaldo Capemba a marcar o golo decisivo logo no quinto minuto do jogo e a garantir o primeiro título da selecção neste escalão.

O torneio que decorreu entre 19 e 29 de Julho em Port Louis, Maurícias teve o seu epílogo no último domingo, com a tradicional cerimónia de atribuição de medalhas e troféus aos vencedores e vencidos por parte da organização. Lembrar que participaram nesta prova 12 países membros do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA) marcaram a sua presença.

Segundo o regulamento da prova, apenas os vencedores dos grupos e o segundo melhor classificado de todos avançaram para as meias-finais. As equipas estavam divididas em três grupos. Os pupilos de Pedro Gonçalves, técnico português a serviço da selecção angolana estiveram inseridos no Grupo C, juntamente com Malawi, Suazilândia e Zimbábue e terminaram em pleno a fase de grupos, com nove pontos, fruto de três vitórias em igual número de jogos.

Na primeira jornada venceram o Malawi, por 1-0, depois despacharam os representantes da Suazilândia, actual Reino eSwatini, por quatro bolas sem resposta (4-0). No último embate da fase de grupos os angolanos saíram-se  vitoriosos sobre o Zimbábue, por 2-1. Nas meias-finais os Palanquinhas esmagaram a Namíbia por expressivos 7-0, com hat-trick de Osvaldo Capemba.

Veja aqui o resumo da final:

A cerimónia de encerramento contou com a honrosa presença do presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad que se fazia acompanhar com os  presidentes das federações da África do Sul, Danny Jordaan, Samir Sobha, das Maurícias e o presidente do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol, José Carlos.

Os mesmos procederam a entrega das respectivas medalhas aos vencedores e vencidos. Coube aos mesmos proceder a entrega dos troféus.

Prins Tjieza  recebeu o prémio de melhor marcador do torneio tendo marcado seis (6) golos, enquanto que o angolano Zito Luvumbo ficou com o troféu de melhor jogador do torneio. Já o prémio de melhor guarda-redes ficou com outro angolano, Geovani Carvalho. Coube a selecção da África do Sul levar consigo o troféu de equipa fair-play.

Com esta vitória, Angola tornou-se na primeira equipa a garantir uma vaga no CAN Sub-17 de 2019, a par da anfitriã Tanzânia.

Apuramento ao CAN 2019

Pela primeira vez, a Confederação Africana de Futebol (CAF) organiza as eliminatórias de acesso ao CAN Sub-17 de acordo com as zonas regionais.

Cada uma das seis zonas qualificará uma equipa para o campeonato continental, com a Tanzânia a receber a oportunidade de realizar um teste para o CAN do próximo ano, quando receber o torneio Cecafa (zona centro-este) de 11 a 26 de agosto. As eliminatórias para a Zona Central serão realizadas na Guiné Equatorial de 3 a 12 de agosto e a Tunísia sediará o evento da Zona Norte de 20 a 28 de agosto.

O Níger substituiu o Gana como anfitrião do torneio Oeste B de 2 a 15 de setembro, e o Senegal sediará o evento do Oeste A de 9 a 18 de setembro. O Mali, actual campeão, disputará um lugar da região Oeste A – onde dois lugares são oferecidos. A anfitriã Tanzânia completará a formação de oito equipes.

As quatro melhores equipas do torneio terão a qualificação directa para o Campeonato do Mundo Sub-17 da FIFA em 2019, no Peru, como representantes da CAF.

Fonte: cosafa.com

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *