Angola disputa pré-eliminatória rumo ao Mundial 2022

Angola disputa pré-eliminatória rumo ao Mundial 2022

- EmDestaque, Futebol
0

A selecção nacional de futebol vai disputar uma pré-eliminatória antes de fazer parte da fase de grupos de qualificação ao mundial de futebol de 2022, que terá lugar no Catar.

Os Palancas Negras, que já estiveram uma vez na maior cimeira do futebol mundial (Alemanha 2006), fazem parte das 28 selecções piores classificadas no ranking da FIFA. Angola poderá enfrentar nesta pré-eliminatória a Namíbia, Malawi, Eswatini, Lesoto, Botswana, Comores, Maurícias, República Centro Africana, Serra Leoa, Togo, Sudão, Tanzânia, Burundi, Ruanda, Guiné Equatorial, Comores, Etiópia, Libéria, Gâmbia, Sudão do Sul, Tchad, Seychelles, Djibuti, Eritreia, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Somália.

Isentos estão os combinados da Tunísia, Marrocos, Senegal, Nigéria, República Democrática do Congo, Gana, Camarões, Egipto, Burquina Faso, Mali, Costa do Marfim, Argélia, Guiné Conacri, África do Sul, Cabo Verde, Uganda, Zâmbia, Benim, Gabão, Congo, Mauritânia, Níger, Quénia, Líbia, Madagáscar e Zimbábue.

Durante a 41ª Assembleia Geral da CAF, que decorreu dia ontem, no Cairo, Egipto, à margem do CAN 2019, a Confederação Africana de Futebol apresentou o formato para a disputa das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022.

As eliminatórias para este evento mundial serão disputadas em três fases:

A primeira, constituída pelas 28 selecções menos cotadas no ranking da FIFA, pela zona da CAF, vão disputar uma fase preliminar, em jogos à duas mãos. Destas 28 selecções, das quais Angola faz parte, as 14 melhores cotadas com base no ranking da FIFA irão jogar contra as restantes 14 selecções (a primeira mão será jogada em casa da selecção menos cotada).

Dessa pré-eliminatória sairão as 14 selecções vencedoras que se juntarão aos 26 combinados nacionais isentos da primeira fase, que serão sorteadas para a fase de grupos. Ou seja, ao todo serão 40 selecções a disputar a segunda fase de qualificação ao Mundial de 2022, elas estarão divididas em 10 grupos de quatro selecções cada, onde jogarão entre si durante seis jornadas (casa e fora). O sorteio será feito a partir de quatro potes, separados em função do ranking da FIFA.

Na segunda etapa serão apurados apenas os primeiros classificados de cada grupo para a última eliminatória onde os jogos serão disputados no sistema de eliminatória única à duas mãos. O sorteio desses jogos será feito com base em dois potes, em que no primeiro vão ficar as cinco melhores classificadas do ranking da FIFA e, as restantes no segundo pote (a primeira mão será jogada em casa da selecção menos cotada). Os vencedores destes jogos ganharão o direito de representar o continente africano no Campeonato do Mundo do Catar, a ter lugar entre os dias 21 de Novembro e 19 de Dezembro de 2022.

A FIFA deixou que cada confederação continental decidisse o formato das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2022 e estabelecesse a sua própria data para o sorteio das eliminatórias.

O sorteio destas eliminatórias será realizado no próximo dia 27 de Julho, na sede da Confederação Africana de Futebol, na cidade do Cairo, capital do Egipto.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.