Angola consegue o segundo lugar na 1ª janela de qualificação para o Mundial de Basquetebol 2023

Angola consegue o segundo lugar na 1ª janela de qualificação para o Mundial de Basquetebol 2023

- EmBasquetebol
0

A 1ª janela de apuramento (em África) para o Mundial de Basquetebol Sénior Masculino, que acontecerá na China em 2023, teve resultados surpreendentes.

Angola foi o país escolhido para a primeira janela africana de apuramento, os grupos A e C estiveram a duelar na província de Benguela. O seleccionador nacional, Josep Clarós, convocou uma equipe jovem, com média de idade a rondar os 26 anos, sendo que o jogador mais velho foi Felizardo Ambrósio, encarregue de passar a experiência aos mais jovens.

Como foi a prestação da selecção nacional ?

No primeiro jogo, Angola entrou pronta para resolver a questão, contra um dos adversários mais fortes do grupo, a Costa do Marfim, mas as intenções foram por água abaixo, quando a equipe visitante conseguiu vencer a partida nos últimos segundos. Um verdadeiro balde de água fria para os espectadores Benguelenses que já anteviam um resultado pouco positivo quando Angola conseguiu marcar apenas 9 e 10 pontos no segundo e terceiro quartos.  Resultado final: [ Angola 56 – 57 Costa do Marfim ]

No segundo jogo, com a experiência do jogo anterior, Angola entrou novamente forte no primeiro quarto, mas deixou a Guiné ganhar confiança no segundo quarto, reduzindo a vantagem. No intervalo, parece que a conversa com o seleccionador parece ter surtido efeito, a equipe conseguiu conter os adversários e terminou a partida com uma vantagem confortável. Um jogo em que Islando Manuel, com 18 pontos em 20 minutos, foi o destaque da selecção nacional. Resultado final: [ Angola 75 – 59 Guiné ]

O jogo derradeiro foi contra a República Centro Africana (RCA). A defesa foi a palavra de ordem: apenas 14 pontos na primeira parte, para a RCA, esse foi o resultado da defesa pressionante e a constante luta nas tabelas, Angola saiu para o intervalo a vencer por 16 pontos. Na segunda parte a RCA conseguiu ler correctamente a defesa angolana e aumentou a produção ofensiva, mas não foi capaz de conter o ataque angolano, com Childe Dundão em destaque, com 18 pontos e 75% de aproveitamento da linha dos 3 pontos. Resultado final: [ Angola 78 – 48 RCA ]

Abaixo os jogadores em destaque durante os 3 jogos:

Como Angola conseguirá apurar-se ao Mundial?

Angola voltará a jogar na 3ª janela de apuramento (de 27 de Junho à 5 de Julho de 2022), contra as mesmas equipes do seu grupo. As 3 melhores equipes, garantem o apuramento para a segunda fase.

Na segunda fase, as equipes serão repartidas em grupos de 6 selecções. Angola, caso se qualifique para essa fase, estará associada as selecções do grupo A (Nigéria, Mali, Uganda ou Cabo Verde). A Nigéria está no topo do grupo, empatada com o Mali.

Angola ocupa a segunda posição do grupo C, dominado pela Costa do Marfim, com 3 vitórias em 3 jogos.

Os pontos acumulados durante as rondas iniciais, serão carregados para as fases posteriores, classificam-se os dois primeiros da segunda fase (grupos de 6) e ainda o melhor terceiro classificado, preenchendo assim as 5 vagas para a África.

Veja o esquema de classificação:

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.