Angola conquista medalha de bronze na Taça COSAFA Sub-17

Angola conquista medalha de bronze na Taça COSAFA Sub-17

- EmCOSAFA, Destaque, Futebol
0

A selecção angolana masculina Sub-17 conquistou hoje a medalha de bronze da Taça COSAFA da categoria, ao vencer o Malawi por 2-1 no Gelvandale Stadium, no Nelson Mandela Bay.

As coisas não começaram da melhor forma para os Palanquinhas, Andrew Lameck deu a liderança ao Malawi logo no primeiro minuto do jogo. No entanto, a selecção angolana manteve o seu plano de jogo e aos 10 minutos empatou a partida por intermédio de Jeremias Kossi. Aos 41 minutos, Custódio Hequele voltou a balançar as redes do Malawi, anotando o seu quarto golo na competição e garantiu assim a vitória ainda na primeira parte.

Com este resultado Angola conquista o terceiro lugar da competição mas não o suficiente para se qualificar para o Campeonato Africano das Nações Sub-17, uma vez que só os dois primeiros se apuram.

No outro jogo do dia, a África do Sul sagrou-se campeã da competição ao derrotar a Zâmbia nos penaltis por 4-2, após um empate de 1-1 no tempo regulamentar. Ambas as equipas já tinham a qualificação garantida para o Campeonato Africano das Nações 2021, em Marrocos.

O sul-africano Mduduzi Shabalala foi eleito o Melhor Jogador do Torneio, enquanto que o zambiano Joseph Banda conquistou a Chuteira de Ouro pelos seus cinco golos marcados.

A Luva de Ouro, prémio destinado ao melhor guarda-redes, ficou com o zambiano Eric Makungu, que fez uma série de excelentes defesas ao longo do torneio. A Zâmbia também conquistou o prémio Fair Play.

Entretanto, Joseph Banda e o sul africano Mduduzi Shabalala, foram também seleccionados para viajar para Espanha numa oportunidade única na vida para ver o padrão de jogo profissional naquele país. A LaLiga está a dar esta oportunidade à dupla no início do próximo ano para que possam experimentar a rica cultura do futebol numa das grandes nações do mundo do futebol.

Os dois rapazes foram escolhidos pelo Grupo de Estudos Técnicos do torneio e treinarão com equipas espanholas, e se o COVID-19 permitir, assistirão a um jogo da LaLiga ao vivo.

A LaLiga deu a mesma oportunidade a duas raparigas do recente Campeonato Feminino de Sub-17 da COSAFA, no caso a zambiana Tisilile Lungu e a sul-africana Jessica Wade.

A COSAFA assinou recentemente um memorando de entendimento com a LaLiga que as verá parceiras numa série de empolgantes iniciativas ao longo dos próximos anos.

 

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.