A categoria dos pesos pesados do boxe foi sempre a mais mediática, alguns dos nomes das lendas do boxe enquadram-se nessa categoria. Alguns nomes são bastante conhecidos em Angola, com destaque para Mike Tyson e Muhammad Ali, no entanto há muitos outros nomes como, George Foreman, Joe Louis, Joe Frazier, Rocky Marciano, Larry Holmes, Lennox Lewis, Evander Holifield e Wladmir Klistchko.
É exactamente do último homem que venho falar, Wladmir Klistchko (AKA Dr. SteelHammer), o Ucraniano com 64 vitórias em 68 combates, que talhou o seu nome na lista dos mais respeitados pesos pesados da história. Com 41 anos, Klistchko decidiu enfrentar o fenómeno Britanico, Anthony Joshua, que ganhou o ouro nos jogos Olímpicos em 2012, enquanto amador e desde então tem sido um “problema” autêntico no circulo profissional, com 18 vitórias seguidas, todas por KO!
A arena do combate
Não poderia haver local melhor, na casa de Joshua, o histórico Estádio de Wembley (o templo do futebol Inglês), em Londres recebeu 90 mil pessoas. O vencedor do combate sairia da arena com 30 milhões de libras.
A história da batalha
O combate não poderia ter começado melhor para o britânico, que conseguiu derrubar Klitschko logo no início, levando a plateia ao delírio, mas o Ucraniano tem muita experiência e conseguiu derrubar Anthony Joshua no 6º round. Parecia que Wladimir estava pronto para chocar todos os Britânicos e passou a dominar o combate e parecia que venceria em pleno Estádio de Wembley.
Tudo mudou no 11º round, Joshua mostrou toda a sua garra e derrubou Klitschko com um gancho impressionante! Ainda assim, o Ucraniano conseguiu se recuperar. Joshua continuou o ataque e levou mais uma vez o adversário ao tapete. Klitschko mostrou que é persistente, levantou e continuou a lutar. Depois de colocar o rival contra as cordas e castigá-lo impiedosamente, o árbitro David Fields decidiu encerrar a luta por TKO (knockout técnico).
Tremendo el primer uppercut de Joshua. Caída para Klitschko.
https://t.co/pyvv5B7e9G— Fede Nogueira (@FedeNogueira) April 29, 2017
Estava assim consumada a 5ª derrota de Klitschko que ainda assim continua com um número de vitórias impressionante: 64 vitórias. Foi a 4ª vez que o ex-campeão dos pesos pesados perdeu por KO.
A emoção foi devolvida aos pesos pesados
Há alguns anos que não se via uma luta com tanta emoção na divisão mais famosa do boxe, e Anthony Joshua, que tem só 27 anos, está no auge da sua carreira, com 19 vitórias seguidas, todas por KO, tem três cinturões: da IBF (Federação Internacional de Boxe), WBA (Associação Mundial de Boxe) e IBO (Organização Internacional de Boxe).
Veja o resumo:
https://youtu.be/ubz7rNylreo
Para já, Joshua indicou que pretende um combate com Tyson Fury, o seu compatriota que até ao momento continua invicto. Veremos se esta luta sai, mas dificilmente acontecerá em 2017.