1º de Agosto estreia-se com vitória na primeira edição do mundial de clubes de Andebol

1º de Agosto estreia-se com vitória na primeira edição do mundial de clubes de Andebol

- EmAndebol, Destaque
0

A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto encontra-se na República da China, onde representa o continente africano, na condição de campeão africana, na 1ª edição do mundial de clubes em andebol feminino, a decorrer de 1 à 4 de Agosto do ano em curso.

O IHF Women’s Super Globe estreou-se na cidade de Wuxi, com oito equipas participantes: as anfitriãs Chinese National Club e Jiangsu Team, o Kaysar Club do Cazaquistão (campeão da Ásia), a University of Queensland da Austrália (campeã da Austrália), AAU UnC/Concordia do Brasil (campeã da América do Sul e Central), o New York City Team Handball (representante da América do Norte e Caribe), os japoneses do Omron Yamaga (convidados para substituir os campeões europeus) e claro, o Primeiro de Agosto, campeão africano.

“Já em 1997 foi realizado o primeiro Super Globo Masculino da IHF e, desde então, tornou-se uma competição importante no calendário mundial de andebol. É uma medalha que todos os jogadores querem acrescentar à sua colecção, e tenho a certeza que o IHF Women’s Super Globe vai replicar esse sucesso”, diz o presidente da IHF, Dr. Hassan Moustafa.

Na sua estreia, o Clube Desportivo Primeiro de Agosto derrotou o Jiangsu Team por 41-20, as militares não demoraram muito para mostrar a sua superioridade perante as chinesas, ao abrir uma vantagem de 8-2 nos primeiros 8 minutos de jogo. As angolanas foram para o intervalo a vencer por 23-11 e não deixaram dúvidas de que acabariam o jogo com a vitória. Apesar da larga vantagem, o técnico Morten Soubak não permitiu que a equipa relaxasse e pressionou as suas jogadoras até o fim, deixando claro que a equipa militar não foi passear.

Albertina Kassoma, com 5 golos, foi eleita a melhor jogadora em campo. Além da Albertina, Cristiane Mwacessa e Helena Paulo, melhor marcadora do campeonato do mundo de juniores de 2018, também balançaram a rede adversária por 5 vezes.

A caravana que está a ser chefiada pelo director da modalidade José da Mata Sousa, está composta por 16 jogadoras, dentre elas: Guarda-redes: Eleneidys Guevara, Amália Pinto e Helena Sousa; Pontas: Janeth Santos, Vilma Silva, Claudeth José, Juliana Machado e Iracelma da Silva; Meias-distancias: Isabel Guialo, Helena Paulo, Cristiane Mwacessa, Vivalda Eduardo, Wuta Dombaxi e Natália Bernardo; Pivô: Albertina Kassoma, Liliana Venâncio e Mafuta Pedro e a seguinte equipa técnica: Morten Ronekilnt Soubak, Danilo Galiard Júnior, Etelvina Inácio Mateus e Marina Gonçalves Calister.

O Primeiro de Agosto volta a entrar na quadra hoje, quando forem 13h45 em Luanda, para disputar as meias-finais contra as brasileiras do AAU UnC/Concordia.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.