Pró Desporto

Ahmad Ahmad foi eleito novo presidente da CAF

O presidente da Federação de Futebol do Madagáscar, Ahmad Ahmad, foi eleito hoje como o novo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), acabando assim com o reinado do camaronês Issa Hayatou que já levava 29 anos.

Durante a 39ª Assembleia Geral da CAF realizada hoje em Adis Abeba, Ahmad obteve 34 votos a seu favor, contra 20 de Hayatou, o que significa uma mudança de liderança pela primeira vez desde 1988, altura em que o camaronês tomou posse. Desta forma, Ahmad tornou-se no 7º presidente da história da CAF, que já leva 60 anos.

Ahmad tornou-se presidente da Federação de Futebol de Madagáscar em 2003, foi agora eleito presidente da CAF num mandato de 4 anos (2017-2021) e prometeu modernizar a organização e torná-la mais transparente. Segundo o mesmo, o seu primeiro trabalho será introduzir um novo código de ética que se estenderá até aos árbitros do futebol africano.

A derrota de Hayatou significa uma mudança enorme no futebol africano e o camaronês irá perder também a sua posição na FIFA. Ele foi desafiado apenas duas vezes para a liderança da CAF tendo vencido nas duas vezes com vitórias duvidosas. Desta vez, angariou apenas 20 votos em 54 possíveis, acabando assim com as suas esperanças de governar a organização num 8º mandato e estender a sua presidência por mais de três décadas.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *