Em 27 de abril de 2025, o Petro de Luanda, actual campeão da Basketball Africa League (BAL), sofreu sua primeira derrota na Conferência Sahara na temporada 5 da BAL, caindo por 87 a 73 contra o US Monastir, da Tunísia, na Dakar Arena, Senegal. O jogo, descrito como uma “lição magistral” pela BAL, destacou a força do Monastir e expôs fragilidades da equipe angolana, que vinha de uma vitória sobre o Kriol Stars na jornada anterior.

O US Monastir, campeão da BAL em 2022, dominou com uma defesa sólida e um ataque equilibrado. Osiris Eldridge liderou com 23 pontos (7 triplos convertidos), 4 ressaltos e 5 assistências, enquanto o ex-jogador da NBA Africa Academy, Babacar Sane, estava imparável, tendo terminado a partida com 24 pontos e 6 ressaltoss, explorando transições rápidas e arremessos de longa distância.
O Monastir superou o Petro em assistências (25 contra 18) e na percentagem de lançamentos de longa distância 60% de aproveitamento nos arremessos contra 34% dos angolanos. No primeiro tempo, o Monastir liderava por 46 a 45, mas abriu vantagem no terceiro quarto, convertendo 8 de 18 arremessos de três pontos.
EJ Anosike foi a peça em destaque pelo Petro de Luanda com 16 pontos e 8 ressaltos. Yanick Moreira foi o segundo melhor marcador, com 14 pontos 9 ressaltos.
A derrota é um alerta para o Petro, que, segundo o técnico Sergio Moreno, precisa reforçar a defesa e minimizar erros. O US Monastir, com sua estratégia impecável, reforça sua intenção de chegar a fase final da BAL.
O Petro agora enfrenta o ASC Ville de Dakar, no dia 29 de Abril.