Taça Cosafa Sub-17 e Sub-20 com grupos sorteados

Taça Cosafa Sub-17 e Sub-20 com grupos sorteados

- EmFutebol
0

As selecções Sub-17 e Sub-20 acabaram de saber quais os adversários que terão de enfrentar na Taça Cosafa 2020, que irá decorrer em Port Elizabeth, na África do Sul.

Ambos os torneios serão disputados no Nelson Mandela Bay, a competição Sub-17 irá decorrer de 19 a 30 de Novembro enquanto que os Sub-20 jogarão entre os dias 3-13 de Dezembro. De recordar que este também será o palco do torneio feminino, de 3 a 14 de Novembro.

Na competição Sub-17, Angola ficou no grupo A, juntamente com África do Sul, Zimbábue e Eswatini. Os dois primeiros classificados classificam-se para a fase seguinte e disputarão as meias finais do torneio. O grupo B está constituído por Zâmbia, Botswana, Malawi e União das Comores.

A Taça Cosafa serve de qualificação zonal para o Campeonato Africano das Nações de 2021, que está programado para ser jogado em Marrocos durante o mês de Julho do próximo ano. Com o CAN alargado a 12 equipas, significa que os dois finalistas do Taça COSAFA terão entrada directa.

Angola conquistou o seu lugar no último CAN, em 2019, depois de ganhar a COSAFA nas Maurícias, e terminou a competição continental no terceiro lugar, o que foi suficiente para nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo de Sub-17 da FIFA, que foi disputado no Brasil, também no ano passado.

O trajecto não é diferente para as selecções Sub-20 que irão participar na Taça COSAFA. Angola foi cabeça de série do grupo C e o sorteio colocou o Botswana e Moçambique como seus adversários. Apenas os primeiros classificados de cada grupo e o segundo melhor passarão para a fase seguinte, o que quer dizer que os Palanquinhas precisam terminar a fase de grupos no topo se quiserem continuar na competição.

Angola e Moçambique voltam a encontrar-se depois de estarem no mesmo grupo em 2019, na ocasião, a vitória pertenceu aos Palancas Negras e Zini fez o único golo do jogo.

O grupo A é composto por África do Sul (anfitrião), Malawi, União das Comores e Zimbábue, enquanto que no grupo B temos a Zâmbia (campeã em título), Eswatini, Lesoto e Namíbia.

Os dois finalistas da competição também terão o seu lugar reservado no CAN Sub-20 que está agendado para Fevereiro/Março de 2021, na Mauritânia. Este, por sua vez, servirá para encontrar os quatro representantes africanos que irão ao Campeonato do Mundo Sub-20, que será disputado na Indonésia de 20 de Maio a 12 de Junho.

Angola nunca conquistou um título nesta categoria da Taça Cosafa mas desta vez terá aqui uma grande oportunidade de o fazer, uma vez que tentará manter a base da selecção sub-17 que conquistou os nossos corações e do mundo.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.