A Basketball Africa League (BAL) anunciou que a quinta temporada da competição terá início no dia 5 de abril de 2025, no Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat (Marrocos), e terminará com as finais no dia 14 de junho de 2025, na SunBet Arena, em Pretória (África do Sul). Esta será a primeira vez que a BAL realizará jogos em Marrocos e também a primeira final da liga a ser disputada na África do Sul. A edição de 2025 contará com 12 equipas de diferentes países africanos, num total de 48 jogos, que decorrerão em Rabat (Marrocos), Dakar (Senegal), Kigali (Ruanda) e Pretória (África do Sul).
As equipas estarão divididas em três conferências, com quatro equipas cada. Cada conferência realizará uma fase de grupos, onde as equipas se enfrentarão duas vezes. A fase de grupos da Conferência Kalahari decorrerá de 5 a 13 de abril, em Rabat. A Conferência Saara jogará de 26 de abril a 4 de maio, na Dakar Arena, no Senegal. Já a Conferência Nilo realizará os seus jogos entre os dias 17 e 25 de maio, na BK Arena, em Kigali. As oito melhores equipas das três conferências qualificar-se-ão para os Playoffs em Pretória, que começam no dia 6 de junho e culminam com as finais a 14 de junho. Os fãs já podem registar-se no site BAL.NBA.com para obter informações sobre bilhetes para os jogos em todos os locais.
O Presidente da BAL, Amadou Gallo Fall, destacou o crescimento significativo da liga: “Nos primeiros quatro anos, vimos um aumento no nível competitivo, na assistência e no envolvimento de fãs e parceiros em África e no mundo. Esta quinta temporada irá consolidar este progresso e mostrar ainda mais o talento e a paixão pelo basquetebol em África, especialmente com a realização dos primeiros jogos da BAL em Marrocos e da final na África do Sul.”
Por sua vez, Anibal Manave, Presidente da FIBA África, elogiou a expansão da competição: “A Conferência Kalahari marca a chegada da BAL a um novo país no continente, o que é motivo de grande satisfação. Esta competição cresce ano após ano, promovendo o nosso desporto e elevando o nível do basquetebol em África, tornando a liga cada vez mais competitiva.”
Este ano, os campeões nacionais de sete países – Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia – têm qualificação automática para a BAL. As restantes cinco vagas serão preenchidas através dos torneios de qualificação “Road to the BAL”, organizados pela FIBA África entre outubro e dezembro de 2024.
Além dos jogos, a BAL continuará a promover iniciativas de impacto social e desenvolvimento juvenil nos quatro mercados anfitriões, incluindo programas como Jr. NBA, clínicas para treinadores e árbitros, dias de serviço ambiental, o quarto BAL Innovation Summit, sessões de networking para os media e workshops para jovens mulheres, através da plataforma BAL4HER, que promove a igualdade de género no desporto africano.
Parceiros como a Rwanda Development Board, NIKE, Jordan Brand e Wilson continuarão a apoiar a BAL, ao lado de marcas como Castle Lite, Hennessy e RwandAir.
Em junho deste ano, o Petro de Luanda tornou-se a primeira equipa da África Subsariana a conquistar o título da BAL, após vitórias anteriores de equipas do Egito e Tunísia. A temporada de 2024 foi transmitida em 214 países e territórios em 17 línguas, alcançando mais de 120.000 espectadores nos quatro países anfitriões e gerando mais de 1,2 mil milhões de impressões nas redes sociais da NBA e da BAL.