A Professional Fighters League (PFL) anunciou oficialmente o lançamento da PFL África, a sua terceira liga internacional, com um evento inaugural agendado para o dia 26 de Julho de 2025, no GrandWest Arena, em Cape Town, África do Sul. O espetáculo marcará o início do torneio PFL África 2025, com os primeiros combates nas categorias pesado e peso galo, em formatos de eliminatória com oito atletas por divisão.
O evento também será palco de cinco combates da série PFL Champions Series: Road to Dubai, incluindo o título mundial dos médios, onde o campeão invicto Johnny Eblen (16-0) enfrentará Costello van Steenis (16-3), de Espanha. No co-main event, a campeã mundial de 2024, Dakota Ditcheva (14-0), enfrentará Sumiko Inaba (8-1), do Havai. Outros combates desta série serão anunciados em breve.
A PFL África será transmitida em larga escala graças a parcerias com a Canal+ e SuperSport, garantindo cobertura abrangente na África Subsariana. Além disso, será disponibilizada uma plataforma móvel, em colaboração com a CFM (Content For Mobile), através das principais operadoras de telecomunicações do continente. O objectivo é tornar a PFL África numa das ligas desportivas mais acessíveis, com potencial para alcançar mais de 90% dos lares africanos.
O lendário lutador Francis Ngannou foi nomeado Chairman da PFL África e liderará os esforços de desenvolvimento de talentos no continente. A Helios Sports & Entertainment Group, com investimentos estratégicos também na NBA África, junta-se como parceira financeira, enquanto Elias Schulze, executivo com vasta experiência em mais de 20 mercados africanos, assume o cargo de Director-Geral da PFL África.
Combates do 1º Round já confirmados
Categoria Pesado:
-
Jashell Ticha Awa (Camarões, 3-1) vs. Justin Clarke (África do Sul, 2-0)
-
Abdoullah Kane (Senegal, 3-0) vs. Mohammad Ben Yahia (Marrocos, 9-4)
Categoria Peso Galo:
-
Nkosi Ndebele (África do Sul, 8-3) vs. Mahmoud Atef (Egipto, 5-2)
-
Simbarashe Hokonya (Zimbabué, 5-0) vs. Abderrahman Errachidy (Marrocos, 4-1)
Os outros combates do torneio serão anunciados em breve, mas, segundo a página MMA Angola, para esta edição teremos dois representantes angolanos: Shido Esperança aka Machine e Elias Bula Samuel, também conhecido por Godogó.