No passado dia 25 de Agosto de 2020, Carlinhos foi oficialmente apresentado como reforço do Young African SC, equipa da primeira divisão da Tanzânia. O internacional angolano de 25 anos foi recebido em apoteose pelos adeptos locais, com as devidas pompas e circunstâncias.
Tal recepção deixou o público angolano céptico quanto a esta transferência e o motivo é muito simples: Carlinhos não tem a mesma visibilidade que um Zito ou Ary Papel, por exemplo, a que se deve esta recepção calorosa? O que é que os adeptos Yanga ouviram sobre Carlinhos?
Bem, antes de responder a isto, uma coisa ficou bem evidente: há muita gente que não conhecia o Carlinhos nem o tipo de jogador que ele é, certamente por não acompanharem o Girabola. Então pedi ao Eurico Costa que nos descrevesse, de forma resumida, o seu estilo de jogo:
“Carlinhos é um médio organizador de jogo com muito boa capacidade de distribuição, destacando-se neste sentido com o seu excelente passe longo. Os seus movimentos naturais mais constantes na construção de jogo passam pela sua participação na primeira fase, recebendo de um dos centrais e posteriormente fazer a distribuição da bola para as alas ou em exploração à profundidade. É também notória a tendência dos seus movimentos para ambas as alas de formas a efectuar cruzamentos para a grande área.”
“Constitui maior ameaça em lances de bola parada, situação em que regista um maior número de chances criadas. É um jogador com um perfil que apesar de mais associativo, favorece um estilo de jogo mais directo, sendo também capaz de atacar espaços com certa eficácia, efectuar entradas tardias à grande área ou lutar por um cabeceamento na grande área.”
Provavelmente foi por causa destas qualidades, além do seu forte remate de longa distância, que fizeram com que o Young African SC procurasse pelos seus préstimos. Qualidades estas que podem vir a ser úteis para os Yangas poderem então lutar pelo título de campeão nacional, que já os foge há 3 anos.
O Simba SC, é o actual campeão em título, com um agregado de 21 títulos nacionais, um a menos que o seu maior rival, Young Africans SC. Para recuperar a sua hegemonia no futebol tanzaniano, os Yangas fizeram um forte investimento no seu plantel, tendo adquirido 9 reforços (até agora), sendo que Carlinhos é um deles.
Estas duas equipas têm a maior base de fãs do país, estima-se que cada cidadão apoia um dos dois clubes. Os dois grupos de adeptos disputam entre eles quem é o maior e isto faz com que ambos demonstrem de forma efusiva o seu amor pelo clube e pelo futebol. Uma das formas que os Yangas encontraram para demonstrar a sua superioridade perante o seu principal rival é a recepção calorosa que proporcionam aos seus novos jogadores, sim, a forma como Carlinhos foi recebido é muito normal por aqueles lados, todos os jogadores são recebidos assim, alguns com maior outros com menor número de adeptos mas é sempre esta festa pelas ruas de Dar es Salaam.
Portanto, os adeptos do Young Africans SC não estão à espera do Kevin De Bruyne, têm noção do jogador que contrataram e sabem o que esperar dele e foi por isso que o receberam de forma efusiva e calorosa, com pompas e circunstâncias, porque é um jogador que eles acreditam que os irá ajudar a voltarem a ser campeões da Tanzanian Premier League.
Ao Carlinhos, cabe-lhe apenas retribuir este carinho em campo com boas exibições e focar-se neste novo desafio que tudo o resto virá como consequência.