A NBA começou oficialmente a atribuir os prémios individuais para a época 2020. O primeiro contemplado foi o técnico do Toronto Raptors, Nick Nurse, eleito o técnico do ano da NBA.
O prêmio foi anunciado antes do jogo entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic. O base do Raptors, Kyle Lowry, entregou à Nick Nurse o Troféu Red Auerbach, enquanto o treinador era entrevistado.
A concorrência era muito forte este ano, o técnico do Bucks, Mike Budenholzer, e o técnico do Oklahoma City, Billy Donovan, foram os outros finalistas do prêmio. Curiosamente os dois técnicos partilharam o prémio de treinador do ano, atribuído pela associação de treinadores dos EUA.
Nick Nurse está na sua segunda temporada como técnico do Raptors, tendo vencido o primeiro título da história do clube. Os Raptors tiveram 53 vitórias e 19 derrotas na temporada regular. O técnico tem a melhor porcentagem de vitórias entre os técnicos que já passaram pela equie: 73.6%.
Em 2011, Nick Nurse tinha sido considerado o melhor técnico da Liga de Desenvolvimento da NBA (“D-League” na altura e actualemente “G-League). O treinador de 53 anos torna-se assim o primeiro a conseguir o trófeu de melhor técnico nas duas ligas.
Toronto’s Nick Nurse beats out Milwaukee’s Mike Budenholzer and Oklahoma City’s Billy Donovan in media voting for NBA Coach of the Year … pic.twitter.com/nTvm9Amw8l
— Marc Stein (@TheSteinLine) August 22, 2020
O treinador dos Raptors venceu confortavelmente a votação, com 90 jornalistas a escolherem o treinador como a sua primeira opção.