John Havlicek, uma das maiores lendas dos Boston Celtics bem como do basquetebol, morreu ontem aos 79 anos.
Durante toda a sua história, a equipa de Boston teve um grande número de jogadores que se tornaram “Hall Of Fame”, mas se você fizer uma lista dos “Grandes”, é impossível não pôr o nome de Havlicek.
Depois de 79 anos sendo um dos maiores jogadores da história da NBA, e desfrutando muito bem a sua aposentadoria, Havlicek faleceu ontem.
It is with great sadness we have learned that Celtics Legend and Hall of Famer John Havlicek has passed away peacefully today at the age of 79. He will be dearly missed by his Celtics family.
A statement from the Celtics: https://t.co/yqOkZPkbej pic.twitter.com/xlUCKjbKvg
— Boston Celtics (@celtics) April 26, 2019
Como um dos maiores SG que já existiu na Liga, Havlicek deixou a sua marca na liga. Ele deixou inúmeros recordes nos Celtics, destacando-se como sendo o jogador com mais pontos, minutos, e jogos com a camisola da franquia.
Talvez você não o conheça, então aqui vai um aviso: Havlicek ganhou 8 campeonatos dos 17 que os Celtics têm na NBA. Podem acreditar que ele realmente deixou uma grande marca nessa franquia.
Os Boston Celtics confirmaram ontem o passamento físico de John Havlicek, aos 79 anos. Eis o seu legado:
13x All-Star
8x Campeão
MVP Finals
Hall Of Fame#Obs: Nos #Celtics, nenhum outro jogador tem mais jogos, minutos e pontos que Havlicek#RIP #JohnHavlicek pic.twitter.com/NGwO9wxNJy— J.FrSebastião (@FrsebastiaoJ) April 26, 2019
No comunicado emitido pelos Celtics, a equipa disse que “John foi gentil e atencioso, humilde e gracioso. Ele era um campeão em todos os sentidos, e nos juntamos à sua família, amigos e fãs em luto pela sua perda, somos gratos por toda a alegria e inspiração que ele trouxe para nós.“
Havlicek tinha sido diagnosticado com doença de Parkinson em seus últimos anos, mas até agora a causa da morte da estrela ainda não foi divulgada aos jornalistas.
“John Havlicek foi um amigo maravilhoso que representou o melhor da NBA,” exclamou o Comissário da NBA Adam Silver, em comunicado: “Ele foi um homem de rotina e disciplina, com uma abordagem humilde que produziu resultados extraordinários, incluindo oito campeonatos da NBA com o Boston Celtics, 13 escolhas aos All-Star e alguns dos momentos mais emblemáticos da história da liga. Um companheiro de equipa confiável que priorizou ganhar, e onde a paixão de John e energia motivava os fãs de basquetebol e fez dele um modelo para gerações vindouras de jogadores da NBA. Enviamos nossas sinceras condolências à esposa de John, Beth, seu filho, Chris, e sua filha, Jill, bem como toda a organização dos Celtics.“
Havlicek foi escolhido no draft pelos Ohio State, em 1962, depois de passar seus anos de faculdade jogando ao lado do grande Bobby Knight.
Um dos mais prolíficos “6th Man” na história da NBA, Havlicek jogou ao lado do antigo treinador da NBA, Don Nelson, bem como foi colega de equipa do grande Bill Russell, nos Boston Celtics.
Havlicek esteve presente por 13 vezes nos All-Star e foi 11 vezes escolhido para a All-NBA Team. Fez parte da equipa dos Celtics que venceu 4 títulos consecutivos da NBA, isto é, de 1963 a 1967.
Havlicek terminou a sua carreira com médias de 20,8 pontos, 6,3 ressaltos e 4,8 assistências
Mais uma lenda que se vai!!!