Mohamed Salah é o Melhor Jogador Africano de 2017

Mohamed Salah é o Melhor Jogador Africano de 2017

- EmCAF, Destaque
0

E o vencedor é: Mohamed Salah. O médio egípcio gravou o seu nome na história do futebol, ao ser coroado ontem em Accra, como o Melhor Jogador Africano de 2017.

O jogador de 25 anos do Liverpool venceu a concorrência do seu colega de equipa Sadio Mané e do Gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, vencedor do prémio em 2015 e tornou-se no primeiro egípcio a vencer o prémio individual mais prestigiante do futebol africano desde Mahmoud El Khatib em 1983 (quando o prémio era organizado pela revista France Football). Salah recebeu 625 pontos, contra 507 de Mané e 311 de Aubameyang.

A eleição de Salah foi a cereja no topo do bolo para o futebol egípcio depois de os “Faraós” terem sido eleitos como a “Selecção do Ano” e o argentino Hector Cúper ser considerado o “Treinador do Ano”.


A nigeriana Asisat Oshoala foi eleita a “Melhor Jogadora do Ano” pela terceira vez, depois de ter vencido em 2014 e 2016. A camaronesa Gabrielle Aboudi Onguene e a sul-africana Chrestina Kgatlana ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. A selecção feminina da África do Sul foi considerada a melhor do ano.

O zambiano Patson Daka foi considerado o “Jovem Jogador do Ano” enquanto que os campeões africanos, Wydad Athletic Club venceram a categoria de “Clube do Ano”.

O ex-jogador ganês Ibrahim Sunday que fez parte do plantel do Asante Kotoko Sporting Club que venceu a Taça dos Campeões Africano em 1970 foi condecorado com o prémio de “Lenda”.

O “Prémio Platina” foi entregue a duas personalidades que muito fizeram ou têm feito pelo futebol africano, uma delas é Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, presidente do Gana e a outra é o ícone do futebol mundial e actual presidente eleito da Libéria, George Weah.

A cerimónia foi brindada com algumas performances musicais de Toofan (Togo), Fally Ipupa (RD Congo), e os nigerianos Patoranking, Wizkid, Tiwa Savage, Olamide, Phyno e Flavour.

Resumo:

Jogador Africano do Ano
Mohamed Salah (Egipto & Liverpool)

Jogadora Africana do Ano
Asisat Oshoala (Nigéria & Dalian Quanjian)

Jovem Jogador do Ano
Patson Daka (Zâmbia & Liefering)

Treinador do Ano
Hector Cuper (Egipto)

Clube do Ano
Wydad Athletic Club

Selecção do Ano
Egipto

Selecção Feminina do Ano
África do Sul

Lenda
Ibrahim Sunday (Gana)

Prémio Platina
Nana Addo Dankwa Akufo-Addo – Presidente do Gana
George Weah – Presidente eleito da Libéria e antigo Melhor jogador do Mundo, de África e da Europa

11 do Ano Votado Pelos Fãs
Guarda-Redes:
 Aymen Mathlouthi (Tunísia & Etoile du Sahel)
Defesas: Ahmed Fathi (Egipto & Al Ahly), Eric Bailly (Cote d’Ivoire & Manchester United), Ali Maaloul (Tunísia & Al Ahly)
Médios: Mohamed Ounnajem (Marrocos & Wydad Athletic Club), Karim El Ahmadi (Marrocos & Feyenoord), Junior Ajayi (Nigéria & Al Ahly), Achraf Bencharki (Marrocos & Wydad Athletic Club)
Avançados: Khalid Boutaib (Marrocos & Yeni Malatyaspor), Mohamed Salah (Egipto & Liverpool), Taha Yassine Khenissi (Tunísia & Esperance)

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *