Federação Angolana de Basquetebol anula campeonato nacional

Federação Angolana de Basquetebol anula campeonato nacional

- EmBasquetebol, Unitel Basket
0

O campeonato nacional sénior masculino 2019/2020 foi anulado esta quarta-feira, por unanimidade, pelos oitos clubes participantes na competição, as associações provinciais da modalidade e a comissão de gestão da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), durante uma reunião, face a pandemia do Covid-19.

De acordo com o porta-voz do encontro, Anselmo Monteiro, foi decido por todos anular as provas em curso (campeonato sénior masculino e Taça de Angola) e suspender o arranque do campeonato sénior feminino e as competições de formação, a semelhança do calendário escolar.

Adiantou que o encontro, onde os representantes das associações províncias participaram através de vídeo conferência, concluiu que quanto a designação de um campeão, a federação irá recorrer aos seus próprios estatutos, aos da Fiba-Africa e consequentemente da Fiba-Mundo.

Explicou que nos próximos dias a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) irá enviar um comunicado as redacções a dar a conhecer se há ou não necessidade de se designar um vencedor da prova, bem como o representante  de Angola na segunda edição da “BAL League”, competição cuja edição de estreia, este ano, está “ameaçada” pelo covid-19.

Em declarações à Angop, o representante do 1º de Agosto, na reunião, Kikas Gomes, considerou a decisão acertada e consensual, pois não há condições para a continuação do mesmo devido a pandemia da covid-19 que assola Angola e o mundo.

“Apesar dos poucos casos registados no país, temos consciência que o vírus continua a expandir-se, principalmente em Luanda (local da competição) e com esta decisão estamos a corroborar com as exigências impostas pelas  autoridades sanitárias”, ressaltou o director para o basquetebol do clube “militar”.

Miguel António Kamuloge,  em nome do Interclube, esclareceu que não se vislumbrou outra alternativa, se não a anulação do campeonato e todos convergiram na anulação pura e simples devido a doença.

Referiu que foi analisado em profundidade e como medida preventiva, entre outros aspectos, anular a competição para o bem dos clubes, jogadores, amantes da modalidade e de todos angolanos.

Já o analista para o basquetebol António da Luz  considerou a atitude razoável, tendo em conta que ninguém sabe para onde a pandemia vai levar o mundo nos próximos meses, apesar da aberturas as medidas de confinamento em vários países do mundo.

 

Fonte: Angop

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.