Dikembe Mutombo e a sua passagem por Angola

Dikembe Mutombo e a sua passagem por Angola

- EmBasquetebol
0
@J.FrSebastião
Dikembe Mutombo foi recebido pelo Chefe de Estado, João Lourenço

Foi na Terça-Feira, dia 26 de Fevereiro, que o ex-jogador da NBA Dikembe Mutombo desembarcou em Luanda, a sua terceira visita ao país e onde vai ficar quase a semana toda. Na sua bagagem vem com muitas tarefas, incluindo reuniões com vários dirigentes desportivos do nosso país, responsáveis de organizações humanitárias e visitar alguns centros públicos. A ex-estrela dos Houston Rockets, tinha também em seus planos visitar alguns clubes, recrear com basquetebolistas de escalões de formação e oferecer material desportivo.

Logo que chegou ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Dikembe Mutombo falou aos jornalistas, ressaltando o potencial do basquetebol nacional em África, o que, em sua opinião, constitui motivo de orgulho para todos os africanos, a julgar sobretudo pela qualidade dos jogadores e postura da selecção nacional Angolana nos campeonatos do mundo:

“Além de deter o melhor basquetebol do continente, Angola tem um grande potencial desportivo e tem sabido representar o continente africano, o que orgulha a todos nós, e desportistas em particular”.

Mutombo teve ainda tempo, na mesma conferência de imprensa, para felicitar todos os praticantes e dirigentes desportivos angolanos pelos esforços empreendidos no desenvolvimento e massificação da modalidade no país.

No seu segundo dia no país, 27 de Fevereiro, Dikembe Mutombo foi agraciado com uma audiência com o Chefe de Estado e Presidente da República, João Lourenço. O desportista, que viaja com uma delegação de empresários americanos foi recebido pelo mandatário do executivo angolano no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda.

Na audiência, Dikembe Mutombo apresentou ao Chefe de Estado angolano projectos direccionados para Angola, nas áreas do desporto, educação e saúde, acções filantrópicas a que se tem dedicado no seu país e em alguns estados africanos. Nesta sua terceira visita a Angola, o ex-basquetebolista tem estado a trabalhar com as autoridades ligadas ao desporto, e não só:

Há muitas coisas que tenho estado a fazer no campo da filantropia, pois tendo servido ao desporto durante 18 anos como profissional da NBA, virei o meu foco para outras áreas”.

Dikembe Mutombo nasceu em Kinshasa (República Democrática do Congo) a 25 de Junho de 1965, onde dirige uma fundação com o seu nome, que presta assistência a crianças órfãs, sem esquecer a criação de raiz de um hospital pediátrico com o nome da sua mãe.

Na NBA actuou por quase 20 anos, vestindo as camisolas dos Philadelphia 76ers, Atlanta Hawks e Houston Rockets, terminada a sua carreira profissional, Deke tem se envolvido na área de filantropia, sendo que aqui em Angola pretende estar ligado a projectos sociais nas áreas da educação, saúde e desportos.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.