A 44ª edição do Campeonato Nacional de andebol em sénior feminino iniciou este domingo, 16, em Moçâmedes, capital da província do Namibe, com a participação de 11 equipas em representação de 10 clubes.
A cerimônia de abertura da prova que decorre no pavilhão Welwistchia Mirabilis foi prestigiada com a presença do governador da província do Namibe, Archer Mangueira, que já foi presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND). Como convidado de honra do governador anfitrião, esteve presente o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
Na abertura, o governador augurou às equipas “uma excelente participação”, de modo “a dignificar a modalidade, com um elevado nível de competição”.
Por seu turno, o presidente da FAAND, José Do AMARAL Júnior “Maninho” realçou que “o Desporto é um factor de desenvolvimento multifacetado”, sendo propósito da FAAND, com a realização deste campeonato, “contribuir para o desenvolvimento da província do Namibe”.
Agradeceu ao Governo do Namibe pelas condições postas à disposição da FAAND para a realização do campeonato ago. “Obrigado ao governo da província e obrigado à população do Namibe que nos acolheu muito bem”.
O campeonato está a ser disputado por 11 equipas, de Benguela (Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Electro do Lobito), Huíla (Estrelas do Palácio), Bengo (Mandjesport), Namibe (Mora Sport do Virei) e de Luanda ( Progresso do Sambizanga, Petro, Sporting, Maculusso, 1º de Agosto e 1º de Agosto B).
A prova registou a desistência do FC do Uíge, por alegada falta de condições e decorrerá até ao dia 27 do corrente mês
Eis os resultados e classificação até a segunda jornada do nacional feminino de andebol:
Já no Huambo, decorre de 18 a 29 do corrente no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem a 44ª edição da prova masculina, o destaque vai para a publicação da mascote da prova que é corporizada pelo Monte Luvili, sobre o qual aparece a imagem de um jovem praticante, fiquem com a imagem das equipas e o emparceiramento de alguns jogos do Nacional: