Basquetebol: Angola ainda pode chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Basquetebol: Angola ainda pode chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

- EmBasquetebol
0

Na fase de grupos, Angola perdeu diante da Sérvia por 105-59 e da Itália, por 92-61. No último jogo, conquistou a sua única vitória no torneio, frente a selecção das Filipinas, por 84-81. Com a passagem para a segunda ronda comprometida, restava à selecção nacional a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Fonte: FIBA

De acordo ao novo método de qualificação divulgado em Dezembro de 2017, as selecções melhores classificadas de cada zona no Campeonato do Mundo qualificam-se directamente para os Jogos Olímpicos, enquanto que as restantes 16 equipas melhores classificadas terão a oportunidade de se qualificar através de um dos quatro torneios olímpicos de qualificação da FIBA em 2020 e mais 8 selecções convidadas, 2 de cada zona. África, Ásia e Oceania têm direito a uma vaga directa, enquanto que Europa e América têm direito a duas entradas directas.

Ao ser derrotada pelo Irão e pela Tunísia, Angola deixou escapar a oportunidade de disputar por uma vaga de acesso aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Assim sendo, oito selecções já têm presença confirmada em Tóquio: Nigéria (FIBA África), Irão (FIBA Ásia), Austrália (FIBA Oceania) Argentina e Estados Unidos (FIBA Américas), Espanha e França (FIBA Europa).

Como já foi referenciado, os torneios serão disputados pelas restantes 16 melhores selecções no Campeonato do Mundo de 2019 e mais 8 nações convidadas (2 equipas de cada uma das quatro regiões da África, Américas, Ásia e Oceania e Europa). As 16 selecções já confirmadas para o Torneio Olímpico de Qualificação são: Sérvia, Polónia, República Checa, Lituánia, Itália, Grécia, Rússia, Brasil, Venezuela, Porto Rico, República Dominicana, Alemanha, Nova Zelândia, Tunísia, Canadá e Turquia.

Fonte: FIBA

Angola ainda tem a oportunidade de se fazer presente na no torneio olímpico de qualificação através de um convite por parte da FIBA, uma vez que a FIBA África tem direito a duas vagas. Ainda não se sabe os critérios que serão usados para a escolha dos países, a nossa equipa considerou aqui dois deles:

  1. Tendo em conta a classificação final no Campeonato do Mundo, Angola e Costa do Marfim seriam as equipas classificadas. Das 5 equipas africanas presentes na competição, apenas a Nigéria e a Tunísia acabaram em melhor posição que Angola e uma vez que elas já estão classificadas, a selecção nacional seria a próxima da lista.
  2. Tendo em conta a classificação do ranking da FIBA, Senegal e Angola seriam as selecções convidadas. Angola ocupa neste momento a 3ª posição no ranking da FIBA África, atrás da Nigéria e Senegal, com as Super Águias já classificadas, os Palancas estariam entre as equipas escolhidas a participar no torneio olímpico.

Estes são os possíveis cenários lógicos que encontramos, existe a possibilidade da FIBA optar por um terceiro critério, resta-nos apenas aguardar.

Os torneios de qualificação aos Jogos Olímpicos serão jogados entre os dias 6 e 12 de Julho de 2020.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.