Na fase de grupos, Angola perdeu diante da Sérvia por 105-59 e da Itália, por 92-61. No último jogo, conquistou a sua única vitória no torneio, frente a selecção das Filipinas, por 84-81. Com a passagem para a segunda ronda comprometida, restava à selecção nacional a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
De acordo ao novo método de qualificação divulgado em Dezembro de 2017, as selecções melhores classificadas de cada zona no Campeonato do Mundo qualificam-se directamente para os Jogos Olímpicos, enquanto que as restantes 16 equipas melhores classificadas terão a oportunidade de se qualificar através de um dos quatro torneios olímpicos de qualificação da FIBA em 2020 e mais 8 selecções convidadas, 2 de cada zona. África, Ásia e Oceania têm direito a uma vaga directa, enquanto que Europa e América têm direito a duas entradas directas.
Ao ser derrotada pelo Irão e pela Tunísia, Angola deixou escapar a oportunidade de disputar por uma vaga de acesso aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Assim sendo, oito selecções já têm presença confirmada em Tóquio: Nigéria (FIBA África), Irão (FIBA Ásia), Austrália (FIBA Oceania) Argentina e Estados Unidos (FIBA Américas), Espanha e França (FIBA Europa).
Como já foi referenciado, os torneios serão disputados pelas restantes 16 melhores selecções no Campeonato do Mundo de 2019 e mais 8 nações convidadas (2 equipas de cada uma das quatro regiões da África, Américas, Ásia e Oceania e Europa). As 16 selecções já confirmadas para o Torneio Olímpico de Qualificação são: Sérvia, Polónia, República Checa, Lituánia, Itália, Grécia, Rússia, Brasil, Venezuela, Porto Rico, República Dominicana, Alemanha, Nova Zelândia, Tunísia, Canadá e Turquia.
Angola ainda tem a oportunidade de se fazer presente na no torneio olímpico de qualificação através de um convite por parte da FIBA, uma vez que a FIBA África tem direito a duas vagas. Ainda não se sabe os critérios que serão usados para a escolha dos países, a nossa equipa considerou aqui dois deles:
- Tendo em conta a classificação final no Campeonato do Mundo, Angola e Costa do Marfim seriam as equipas classificadas. Das 5 equipas africanas presentes na competição, apenas a Nigéria e a Tunísia acabaram em melhor posição que Angola e uma vez que elas já estão classificadas, a selecção nacional seria a próxima da lista.
- Tendo em conta a classificação do ranking da FIBA, Senegal e Angola seriam as selecções convidadas. Angola ocupa neste momento a 3ª posição no ranking da FIBA África, atrás da Nigéria e Senegal, com as Super Águias já classificadas, os Palancas estariam entre as equipas escolhidas a participar no torneio olímpico.
Estes são os possíveis cenários lógicos que encontramos, existe a possibilidade da FIBA optar por um terceiro critério, resta-nos apenas aguardar.
Os torneios de qualificação aos Jogos Olímpicos serão jogados entre os dias 6 e 12 de Julho de 2020.