Angola no grupo A do FIBA Afrobasket 2021

Angola no grupo A do FIBA Afrobasket 2021

- EmAfroBasket, Basquetebol
0

Na passada sexta-feira, 28 de Maio, realizou-se o sorteio para a fase de grupos do AfroBasket 2021, em Kigali, Ruanda, colocando 14 das 16 selecções nacionais em quatro grupos de quatro.

O principal torneio de basquetebol africano terá lugar na capital ruandesa de 25 de Agosto a 4 de Setembro.

O sorteio distribuiu as 14 equipas qualificadas em quatro grupos de quatro equipas cada, com base na sua posição no ranking mundial da FIBA, apresentado pela Nike.

Mais duas selecções serão adicionadas ao grupo das 16 equipas que jogarão o AfroBasket, após a conclusão do Grupo E de qualificação, que foi suspenso devido a preocupações de saúde. Com o Egipto já classificado, Cabo Verde, Marrocos e Uganda irão competir pelos dois últimos lugares ainda disponíveis para o AfroBasket deste ano.

O sorteio, realizado com um número limitado de convidados – em conformidade com as restrições e regulamentos locais da COVID-19, foi conduzido pelo director executivo da FIBA África, Alphonse Bile, pelo presidente da Liga Africana de Basquetebol (BAL), Amadou Gallo Fall, e pelo membro do Conselho Central da FIBA, Jean Michel Ramaroson.

Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

O sorteio foi transmitido em directo no canal do YouTube da FIBA e nas plataformas oficiais da FIBA AfroBasket nas redes sociais.

Angola ficou no grupo A, juntamente com o anfitrião Ruanda, RD Congo e o terceiro classificado do grupo do grupo E de qualificação. O Ruanda anunciou o senegalês Cheikh Sarr, no princípio do mês, como o seu técnico principal para o Afrobasket 2021 e tem a missão de reconstruir uma equipa que teve um recorde de 1 vitória e 5 derrotas na fase de qualificação. A República Democrática do Congo qualificou-se em segundo, com 3 vitórias e igual número de derrotas, num grupo onde consta a Tunísia, República Centro Africana e Madagáscar.

O Uganda irá definir a classificação final do Grupo E entre os dias 15 de Junho e 15 de Julho, num local por anunciar. A selecção do Uganda não participou na última janela de qualificação devido ao Covid-19, o que fez com que a classificação final do grupo dependa apenas deles. Nos 3 jogos já realizados, o Uganda perdeu com o Egipto e venceu Cabo Verde e Marrocos. O terceiro classificado deste grupo será um dos adversários da selecção nacional no Grupo A do FIBA Afrobasket 2021.

 

SISTEMA DE COMPETIÇÃO:

As 16 equipas participantes competirão em quatro grupos de quatro equipas cada na Fase de Grupos, que terá lugar de 24 a 26 de Agosto.

As duas primeiras equipas de cada grupo avançarão para a fase eliminatória (quartos-de-final, semifinal e final).

O Jogo do terceiro lugar e a final serão disputados a 5 de Setembro.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.