Os grupos do AfroBasket Feminino 2023 foram confirmados durante a cerimónia de sorteio realizada hoje em Maputo, onde decorre a 18ª Assembleia Geral da FIBA África.
O torneio de 12 selecções será disputado na BK Arena, em Kigali, Ruanda, de 28 de julho a 6 de agosto. As equipas foram divididas em quatro grupos de três países cada, com Angola no Grupo A, juntamente com o anfitrião Ruanda.
Até o dia de hoje (9 de junho), dez países já confirmaram as suas vagas para o torneio. As duas vagas restantes serão definidas numa data posterior.
A FIBA África atribuirá um wildcard, enquanto a última vaga será determinada através de uma eliminatória que envolverá uma equipa da Zona 2 e outra da Zona 3.
A equipa que receber o wildcard será integrada no Grupo B, enquanto os representantes das Zonas 2 (Guiné) e 3 jogarão no Grupo A, o grupo de Angola.
O sorteio ficou da seguinte forma:
Na fase de grupos, as equipas jogarão num sistema de todos contra todos. Os vencedores de cada grupo passam directamente para os quartos-de-final. As equipas que terminarem em segundo e terceiro lugar nos respectivos grupos irão cruzar-se com equipas de grupos opostos para os restantes quatro lugares dos quartos-de-final.
Os vencedores dos quartos-de-final avançam para as meias-finais, enquanto os perdedores disputam a classificação do 5º ao 8º lugar.