A FIBA definiu hoje os anfitriões para a primeira janela dos jogos de qualificação para o AfroBasket 2021, que serão realizados já no próximo mês de Novembro. A Direcção da FIBA África aprovou duas cidades para receber os jogos num formato de torneio em um ambiente protegido (a chamada bolha).
Kigali (Ruanda) vai acolher os Grupos A, B e D, enquanto que o Grupo E irá competir em Alexandria (Egipto).
Os jogos da primeira fase do Grupo C, composto por Costa do Marfim, Camarões, Guiné Equatorial e Guiné, já foram disputados durante mês de Fevereiro de 2020.
Como já é sabido, Angola está no Grupo B, juntamente com Senegal, Moçambique e Quénia. O primeiro jogo da selecção nacional será contra Moçambique no dia 27 de Novembro, no dia seguinte será contra o Quénia e por fim, no dia 29 de Novembro, contra o Senegal. Os três primeiros qualificados avançam para o Afrobasket 2021, enquanto que o último irá para casa.
A próxima janela de jogos de qualificação será em Fevereiro de 2021, as datas exactas serão confirmadas a posterior.
A decisão de jogar ambas as janelas em bolhas foi confirmada pelo Comité Executivo da FIBA em Setembro, depois de ter em consideração a saúde e segurança dos jogadores, treinadores e funcionários, e seguindo uma recomendação das Comissões Médicas e de Competições.
A FIBA continuará a acompanhar diariamente a situação da COVID-19 em África e a comunicar novas actualizações relativamente às competições da FIBA, quando necessário.