Neste final de semana termina a fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo Rússia 2018 e três das cinco vagas disponíveis ainda estão por se preencher. O Egipto e a Nigéria já garantiram os seus lugares, mas ainda há trabalho a ser feito nos grupos A, C e D.
Vamos dar uma olhada a cada um dos grupos:
Grupo A
A Tunísia depende apenas de si para se qualificar. A jogar em casa, precisam de apenas um empate para voltarem a marcar presença na fase final de um Campeonato do Mundo, desde 2006. Em caso de derrota face à Líbia, as Águias do Deserto ainda podem se qualificar se a RD Congo perder com a Guiné. Mas, se a Tunísia perder e a RD Congo vencer, as duas equipas ficarão em igualdade pontual e terão que recorrer aos critérios de desempate descritos no artigo 20º do regulamento do Campeonato do Mundo Rússia 2018. Segundo o regulamento, os critérios de desempate são:
a) Diferença de golos;
b) Maior número de golos marcados;
c) Mais pontos obtidos nos jogos entre si;
d) Diferença de golos nos jogos entre si;
e) Maior número de golos marcados nos jogos entre si;
f) Golos marcados fora nos jogos entre si contam a dobrar;
g) Sistema de pontos de fair play onde a quantidade de cartões amarelos e vermelhos são tidos em conta.
Grupo B
Está tudo resolvido, a Nigéria já se qualificou para o Campeonato do Mundo Rússia 2018.
Grupo C
Marrocos e Cote D’voire jogarão pela única vaga do grupo. A situação aqui é muito simples, quem vencer irá ao mundial. Em caso de empate, o Marrocos garante a vaga por ter 1 ponto à mais.
Grupo D
Teoricamente, todas as equipas deste grupo ainda podem se qualificar. Senegal e África do Sul voltarão a jogar hoje para acerto de calendário, depois do primeiro jogo ter sido anulado por decisão do Bureau da FIFA de Qualificação para o Campeonato do Mundo*. No caso do Senegal vencer este jogo, terão garantido o seu lugar no Campeonato do Mundo. Por outro lado, uma vitória da África do Sul deixará tudo em aberto para a última jornada, onde qualquer uma das quatro equipas poderá se qualificar.
*Para quem não sabe, o jogo entre a África do Sul e o Senegal será repetido porque o árbitro ganês Joseph Lamptey influenciou o resultado assinalando um penalti totalmente inexistente contra o Senegal. A FIFA acusou o árbitro de manipulação de resultados e o baniu do futebol para sempre.
Grupo E
O Egipto garantiu a qualificação na jornada anterior, o que quer dizer que esta jornada servirá para cumprimento de calendário apenas.
Fonte: CAF